Inspiração

Protesto contra o racismo inclui campanha para pagar taxa do Enem de jovens negros

Redação Hypeness - 08/06/2020

Reverter o cenário histórico e estrutural de racismo que tanto assombrosamente marca o Brasil é urgência absoluta, total e inquestionável – e a sucessão de tragédias, nos EUA, por aqui e no mundo provocadas pelo racismo e, com isso, de protestos massivos contra o racismo, fez com que muitos se perguntem como é possível ajudar na causa. Mais do que isso: muitas pessoas brancas questionam o que fazer para participar de forma efetiva e eficaz dessa luta. Uma das iniciativas responde ao questionamento de forma direta: convidando quem pode a pagar as taxas de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de estudantes negros e negras em situação de vulnerabilidade.

Um dos movimentos que oferecem essa mediação entre quem quer ajudar e quem precisa de ajuda é o Pretos no Enem. Desenvolvido pela publicitária cearense Lyara Vidal, o projeto oferece um formulário online para receber um boleto que irá ajudar aos alunos. Outro projeto que realiza a mesma mediação é o Movimento Amplia, que também esquematiza o pagamento da taxa para quem poderá enfim fazer o exame que permite a admissão em universidades do país.

O custo da inscrição no Enem é de R$ 85 e o prazo para o pagamento da taxa é até o dia 10 de junho. Estima-se que cerca de 300 mil inscritos ainda não pagaram a taxa para poderem realizar o exame. A nova data do exame ainda será anunciada pelo Ministério da Educação.

Publicidade

© fotos: divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Bento Ribeiro, ex-MTV, diz que tomava ‘ácido para viver’; ator falou sobre tratamento de vício