Debate

Registro mostra David Bowie criticando a MTV por não veicular artistas negros em 1983

Gabriela Glette - 16/06/2020

Gênio da música e donos de olhos de gato, David Bowie deixou o mundo muito mais sem graça depois de sua morte em 2016, mas isto não se aplica somente ao universo musical, que nunca mais conhecerá nenhum lançamento do britânico. Além de suas habilidades musicais inegáveis, Bowie tinha um senso de justiça que deveria servir de exemplo para qualquer um que um dia pretende viver em um planeta mais justo. Em 1983, durante entrevista para a MTV, o Starman questionou o apresentador Mark Goodman sobre a falta de representatividade negra no canal e isto nunca foi tão atual.

entrevista david bowie representatividade negra 4

Sem papas nas línguas, o astro mostra autenticidade ao afirmar a falta de diversidade étnica, particularmente o fato de haver tão poucos artistas negros na rede. “Depois de assistir à MTV nos últimos meses, vejo que realmente é uma empresa sólida, mas estou chocado pelo fato de haver tão poucos artistas negros em destaque. Por que isso?”, deixando o apresentador sem palavras.

entrevista david bowie representatividade negra 1

Goodman respondeu sem responder, enquanto tentava defender os chefes: “Estamos tentando seguir nessa direção. Queremos tocar artistas que parecem estar fazendo música que se encaixa no que queremos tocar na MTV. A empresa está pensando em termos de seleção restrita”.  A entrevista aconteceu quando o cantor, compositor e produtor musical promovia o álbum ‘Let’s Dance’, que vendeu mais de 10 milhões de exemplares.

entrevista david bowie representatividade negra 2

Entretanto, quem disse que Bowie ficou satisfeito com a resposta? Ele foi simples e reto: “Os únicos poucos artistas negros que vemos são de 2:30 da manhã até 6:00. Poucos são destacados durante o dia. Vejo que nas últimas semanas as coisas mudaram, mas tem sido um processo lento”, questiona.

entrevista david bowie representatividade negra 3

A entrevista histórica teve seus momentos de tensão, quando o músico tentou ainda ser mais direto. “Vou lhe dizer uma coisa, talvez os Isley Brothers ou Marvin Gaye signifiquem algo para um negro de 17 anos, e certamente ele também faz parte da América. Você não pensa que é uma situação assustadora? Não deveria ser um desafio tornar a mídia muito mais integrada?”, enfatizou. Assista o trecho completo e morra de saudades, mais uma vez, desta pessoa incrível que foi David Bowie:

 

 

Publicidade

Foto 1: reprodução Youtube

Fotos 2, 3 e 4: Getty Images


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.