Arte

Restauração falha miseravelmente (de novo) e deforma quadro de Virgem Maria

por: Redação Hypeness

O barato saiu caro para a arte – mais uma vez. Um quadro representando a Virgem Maria sofreu com a tentativa de ser recuperado e virou piada. A obra em questão é do barroco Bartolome Esteban Murillo e foi entregue a um restaurador amador, que cobrou 1 mil libras (R$ 6,5 mil) para realizar seu serviço. Um precinho camarada, né? Mas o resultado não ficou nada agradável. 

– Ele usou o tédio da quarentena para fazer arte e criar cenas hilárias de filmes clássicos

“Como isso pôde acontecer? Um restaurador amador pôs as mãos nesse retrato da Virgem Maria pelo pintor barroco espanhol Bartolome Esteban Murillo. O resultado foi recebido com escárnio muito além das fronteiras da Espanha”, lê-se no Twitter do site alemão DW Culture. 

Segundo o The Guardian, o quadro da Virgem Maria feito pelo pintor espanhol e pertence a um colecionador. Houve ao menos duas tentativas de restaurar a obra, mas nenhuma teve o resultado esperado.

– Uma coleção de arte africana de US $ 10 milhões escondida em um apartamento no Brooklyn

A restauração desastrosa do quarto da Virgem Maria acabou lembrando casos como o da ‘Ecce Homo‘ e de uma arte medieval, que viraram piada no mundo todo. 

– Muito além dos estereótipos: obras de arte que retratam negros ao longo dos séculos

O acontecido causou tanta controvérsia, que especialistas na Espanha pediram para que sejam criadas leis mais restritivas para este tipo de trabalho, que lida com obras de arte importantes para a história do país.

“Não acho que esse cara, ou essa gente, possa ser chamada de ‘restaurador’. São impostores. Eles destroem coisas”, disse ao The Guardian Fernando Carrera, professor especialista no assunto de uma escola de arte da Galícia.

– Barbie homenageia arte de Basquiat em modelo estiloso e com tranças

Já María Borja, da associação espanhola que cuida das restaurações, afirmou à Europa Press que “isso é mais comum do que se pensa, mas as pessoas só veem quando chega à imprensa”. Ela alertou que trabalhos descuidados podem causar danos irreversíveis – podemos ver!

Publicidade

Foto 1: Picture Alliance / Sammler / EUROPA PRESS / DPA
Foto 2: CENTRO DE ESTUDIOS BORJANOS


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
A nova Mulher Maravilha é uma indígena brasileira