Sustentabilidade

Rio é ‘comprado’ por ONG de preservação ambiental para garantia de conservação eterna

por: Gabriela Glette

Rios e mares deveriam ser, por definição, de toda a população, mas já que nem todo mundo tem consciência ambiental, uma das soluções mais eficazes é comprá-los, o que garante a preservação de alguns ecossistemas fundamentais para a vida na Terra. Foi exatamente isto que a Nature Conservancy, uma das mais antigas organizações sem fins lucrativos dedicadas à preservação de terras, animais e rios, fez recentemente nos Estados Unidos. A instituição acaba de adquirir uma imensa área que contempla um rio no Parque Nacional Zion por US $ 4,3 milhões.

O parque nacional está localizado no estado de Utah e vinha sofrendo com a degradação ambiental e o turismo irresponsável nos últimos anos. Sendo assim, a equipe de conservação ambiental decidiu tomar as rédeas e comprar uma área de mais de 1000 quilômetros, que inclui um trecho de 3,2 km do Virgin River, considerado uma fonte de água fundamental para os residentes do Condado de Washington.

rio virgin utah 2

Rick Spidum, gerente de serviços aquáticos da Divisão de Recursos Naturais de Utah, explica que este é um dos rios mais antigos da região:Na verdade, é um dos riachos de deserto mais primitivos que restam no sudoeste. A água no deserto é um recurso bastante crítico para a vida selvagem e para as pessoas”, afirma.

Com diversos parques nacionais essenciais para a preservação de centenas de espécies de animais e plantas, os governos dos Estados Unidos enfrentam dificuldades em preservar ecossistemas completos como áreas protegidas. Este é o caso de Yosemite, na Califórnia e a incrível floresta de pinheiros de Sequoia.

rio virgin utah 1

O rio Virgin abriga 40 espécies que Utah reconhece como “sensíveis” – 12 das quais listadas pelo governo federal como ameaçadas de extinção, por isto a urgência em criar programas eficazes de conservação, que não esbarrem em democracias governamentais.

O rio Virgin

Além de ser lar de milhares de aves migratórias,  o rio abriga diversas espécies de peixes nativas e mantém a conectividade entre povos ribeirinhos, explicou Laura Romin, Supervisora de Campo em Utah do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos.

Publicidade

Fotos: Stuart Ruckman / Nature Conservancy


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Do bem anuncia projeto Bagaço, para compensar 100% das embalagens longa vida