Debate

Shopping entre duas cidades com lojas que podem abrir e fechar retrata quarentena brasileira

por: Redação Hypeness

Em meio à pandemia do novo coronavírus, poucas situações ainda chamam atenção por serem inusitadas como esta. Localizado no interior de São Paulo, um shopping vai abrir ‘pela metade‘ após paralisação em função do vírus. 

Isso acontece porque a estrutura fica entre dois municípios: Sorocaba e Votorantim. A partir desta segunda-feira (22), as lojas que estão no território de Sorocaba não podem mais abrir as portas. Já as que estão na área de Votorantim continuam funcionando normalmente.

– Atila Iamarino critica reabertura do Brasil em meio ao caos do coronavírus: ‘Não fez lição de casa’

Confusão no interior de SP retrata enfrentamento do Brasil ao coronavírus

Isso aconteceu depois que a Prefeitura de Sorocaba resolveu recuar para a fase 1 do Plano São Paulo, diante do esgotamento dos leitos de UTI da rede pública da cidade para pacientes com coronavírus. Contudo, a maioria das lojas do Shopping Iguatemi Esplanada está do lado de Votorantim, que segue com as regras da fase 2 do plano de flexibilização, e vai funcionar das 15h às 19h.

– SP reabre com ruas cheias, 2 recorde mortos seguidos e quase 9 mil óbitos pelo coronavírus

Já as lojas do lado de Sorocaba ficam fechadas pelo menos até a próxima sexta-feira (26), quando a prefeitura vai avaliar a situação da pandemia na cidade para decidir se tentará retornar à fase 2. Os serviços de delivery e drive-thru continuam funcionando normalmente.

O mesmo shopping aplica medidas diferntes para suas lojas

– Coronavírus: enfermeira desabafa após onda de hospitais invadidos no Brasil

A assessoria do shopping reforçou que o estabelecimento continua com o cumprimento de recomendações das autoridades da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo, como limitação da capacidade e uso obrigatório de máscaras.

Fases do Plano São Paulo

Durante o período de pandemia do coronavírus, as 17 regiões administrativas do estado foram classificadas em fases, que são divididas em cinco cores: vermelha, laranja, amarela, verde e azul.

– Bares e academias são apontados como supercontaminadores de coronavírus

Os critérios de classificação das cidades por regiões e fases de cores levaram em conta a relação do número de leitos hospitalares, principalmente os de UTIs, com o número de pessoas infectadas pela Covid-19. 

Na fase vermelha, (fase 1) não é permitida a abertura do comércio; na fase laranja, (fase 2) é permitida a abertura do comércio com restrição; na fase amarela, (fase 3) é permitida a abertura do comércio, mas com algumas restrições; na fase verde, (fase 4) é permitida a abertura do comércio, ainda com algumas restrições; e por fim, na fase azul (fase 5) é permitida a abertura total do comércio, sem restrições.

Publicidade

Fotos: Reprodução / TV Tem


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Livro escrito por número 2 do PCC inspirado em GOT é confiscado por potenciais mensagens cifradas