Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Convidado do programa Roda Viva desta segunda-feira (22), o professor, jurista e filósofo Silvio Almeida defendeu a retirada de estátuas de pessoas racistas ou ligadas à escravidão. O tópico tem sido levantado em razão dos protestos antirracistas que têm tomado os Estados Unidos e o mundo, depois do assassinato de George Floyd, um homem negro, por um policial branco em Minnesota. Muitas estátuas de figuras escravocratas e racistas foram derrubadas pelas mãos de protestantes e a pergunta principal seria: vandalismo ou reparação histórica?
Estátua de escravocrata é removida em Bristol, na Inglaterra
No programa da TV Cultura, Silvio afirmou que numa luta antirracista o espaço público tem que ser reconfigurado. “Eu acho curioso: tem gente chorando por estátua, mas não é capaz de chorar quando morre um negro. Eu acho impressionante isso”, disse Almeida. “Eu tenho medo é de quem tenta paralisar a história. Revisionismo é justamente tentar impedir o fluxo da história”.
No Roda Viva desta semana o professor @silviolual foi certeiro ao destacar que a luta contra o racismo está diretamente relacionada ao fortalecimento das políticas públicas. E que diante da pandemia que estamos vivendo ser antirracista é defender o SUS!#SilvioAlmeidaNoRodaViva pic.twitter.com/BCCDxMKuCd
— Tamires Sampaio (@soutamires_sp) June 23, 2020
“Movimento negro é solidariedade que existe dentro das favelas, são as escolas de samba, são os terreiros. São lugares de aprendizado.” Ainda impactada com #SilvioAlmeidaNoRodaViva dando porrada com uma elegância. Sensacional!
— ana calorina (@soares_carol) June 23, 2020
#SilvioAlmeidaNoRodaViva me fez assistir ao Roda Viva. É inteligentíssimo, preparadíssimo e fala sobre racismo de maneira que todos possam entender (e aprender) que é o maior problema do Brasil. Não avançaremos se não combatermos o racismo estrutural.
— Nira (@niralima) June 23, 2020
O grande professor Sílvio Almeida não deixa dúvidas, ao dizer que “o racismo está atrelado com o sistema capitalista. Não há como ser antirracista e defender políticas de austeridade que precarizam vidas negras”. Perfeito!#SilvioAlmeidaNoRodaViva #VidasNegrasImportam
— Juliano Medeiros (@julianopsol50) June 23, 2020
O Brasil é muito desigual. Ter a austeridade como um fim em si próprio é declarar guerra ao nosso povo. O liberalismo já existia e convivia muito bem com a escravidão. Não há desenvolvimento sem romper com essa lógica. #SilvioAlmeidaNoRodaViva pic.twitter.com/TFqrF3cbwA
— Reginaldo Lopes ?? (@ReginaldoLopes) June 23, 2020
Viva a luta antirracista. Viva o serviço público. Viva Silvio Almeida. @silviolual #SilvioAlmeidaNoRodaViva pic.twitter.com/HbCdnvXWvr
— Anna Karina, PSOL (@annakarinapsol) June 23, 2020
Autor de obras sobre filosofia, racismo e consciência de classe — entre elas, ‘Racismo Estrutural‘ –, Almeida destacou que a cidade é um espaço político e ela é desenhada de tal forma que as pessoas entendam o seu lugar. “Se você tem um monumento dentro da cidade, é uma indicação de quem você quer que esteja ali, de quem você faz reverência, e como se dará o processo de manutenção da memória, que precisa ser preservado”, explicou.
Ele deu o exemplo dos estados do sul dos Estados Unidos, onde ele mora atualmente e que possuem diversas estátuas de figuras do exército dos Confederados. Embora tenha perdido a Guerra Civil, o sul construiu diversas homenagens, muitas depois do conflito. Segundo o professor, foram erguidas para deixar marcado para as gerações futuras, mesmo depois da derrota, a defesa da escravidão e da supremacia branca.
Silvio Almeida criticou compaixão por estátuas
– Vereador viraliza com texto sobre bissexualidade contra homofobia: ‘Amor precisa de transparência’
“Essas estátuas têm que ser retiradas porque numa luta antirracista o espaço público tem que ser reconfigurado. Construir uma estátua é um ato político. Retirar uma estátua também é um ato político”, defendeu Almeida, em debate que incluiu a estátua de Borba Gato, em São Paulo. No entanto, ele também defendeu “diálogo para ressignificar o local das estátuas”.
A entrevista de Silvio Almeida no programa pode ser assistida na íntegra no Youtube:
Publicidade
O machismo também é uma das tantas doenças sociais que provocam e agravam desigualdades, e a divulgação recente,...
O futuro ainda não deu a possibilidade de locomoção por meio de carros voadores. No entanto, a era moderna promoveu...
A desigualdade de gênero se afirma no Brasil em pontos que deveriam ser tão básicos quanto ultrapassados hoje –...
Aconteceu de novo, as redes sociais ficaram agitadas com o vazamento de mais um vídeo íntimo de Fábio Assunção. De...
A prefeitura de Fernando de Noronha estabeleceu 24 de junho como prazo para que toda a população a partir de 18 anos...
Aos 14 anos, Jackline Chepngeno tirou a própria vida por causa do machismo, desconhecimento de intolerância. A...
Jair Bolsonaro (PSL) registrou a pior avaliação em primeiro mandato das últimas décadas. Em pouco mais de três...
Donald Trump tem reagido de maneira bastante preocupante diante dos recentes conflitos raciais que vem ocorrendo no...
Tudo estava correndo normalmente em mais uma formação de paredão da 18ª edição do Big Brother Brasil, até que o...