Tecnologia

Tecnologia utiliza microalgas para absorver gás carbônico e reduzir emissões

por: Gabriela Glette

Sabemos que hoje o excesso de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera é uma das principais causas das mudanças climáticas, mas a resposta parace estar na própria natureza, com uma ajudinha da tecnologia também, é claro! Um grupo de pesquisadores criou um biorreator que absorve o gás carbônico da atmosfera a partir de microalgas e a quantidade equivale ao gás absorvido por 400 árvores.

biorreator algas gas carbônico 1

Inspirada no famoso biólogo marinho e oceanógrafo Jacques-Yves Cousteau, que dizia que cerca de dois terços do oxigênio da atmosfera é produzido por algas nos oceanos, a tecnologia nada mais faz do que emular o trabalho invisível das algas, responsáveis pelo ar que respiramos.

biorreator algas gas carbônico 2

De acordo com os criadores, as microalgas usadas no Hypergiant são altamente eficientes para capturar e processar dióxido de carbono e, além disso são capazes de se reproduzir rapidamente pela absorção de CO2 e luz solar, sem a necessidade de muitos nutrientes.

biorreator algas gas carbônico 3

Como funciona o biorreator

O equipamento usa inteligência artificial para otimizar os processos de reprodução e absorção de carbono das algas, sendo que cada máquina pode processar cerca de 2 toneladas de oxigênio por ano, o equivalente a 4 mil m² de árvores.

biorreator algas gas carbônico 4

A partir de uma entrada de ar o oxigênio é absorvido em uma área aberta e depois que entra no reator é bombeado para o tanque de água e algas. Em seguida, as algas passam a produzir biomassa, que inclusive pode ser coletada e usada posteriormente na produção de biocombustível, óleos, proteínas para alimentação, fertilizantes, plásticos, cosméticos e outros fins.

biorreator algas gas carbônico 5

Por fim, depois que as algas consumem entre 60% e 90% do volume de CO2 e outros poluentes encontrados no ar, o equipamento libera oxigênio no ar.

biorreator algas gas carbônico 6

Publicidade

Fotos: Hypergiant Industries


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mapa te teletransporta para a natureza com sons de florestas do mundo todo