Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um dos mais tradicionais clubes de futebol escocês, o Celtic F. C. tem uma das mais populares e tradicionais torcidas em todo o país – e seu principal grupo de “ultras”, a Green Brigade, recentemente aderiu de forma contumaz às manifestações e ações antirracismo que se espalharam pelo mundo depois do assassinato de George Floyd nos EUA. Para além de um posicionamento público, a brigada verde do Celtic substituiu placas que, por toda a cidade de Glasgow, homenageavam publicamente antigos escravagistas: no lugar dos mercadores de pessoas escravizadas, entraram novas placas, em tributo a grandes nomes da luta contra o racismo.
Rua “transformada” em homenagem a Fred Hampton © divulgação
O próprio George Floyd ganhou uma das placas em homenagem, junto de nomes históricos como Joseph Knight, escravizado que ganhou sua liberdade na justiça britânica no século XVIII, a líder estadunidense Harriet Tubman, que escapou da escravidão e passou resgatar outras pessoas, Rosa Parks, ativista que entrou para história ao se recusar a sentar-se em área restrita aos negros em ônibus no Alabama, em 1955, e Fred Hampton, líder dos Panteras Negras assassinado em 1969. Além dos emblemáticos nomes citados, também foi homenageado em placa da Green Brigade o imigrante Sheku Bayoh, de Serra Leoa, morto pela polícia escocês em 2015.
Faixa da torcida Green Brigade em jogo do Celtic
Por sobre um outdoor na cidade, uma grande faixa deixava clara a mensagem da ação: “Escravos fizeram Glasgow”, dizia, junto do lema “Vidas Negras Importam”. Os nomes que antes constavam nas placas “substituídas” pela Green Brigade eram em sua maioria de grandes barões que possuíam grandes plantações nos EUA e centenas de escravos.
Rua antes homenageava o barão do tabaco Andrew Cochrane
Segundo a prefeitura de Glasgow, desde o ano passado que um estudo sobre as ligações da cidade com a história da escravidão e uma eventual revisão de placas, nomes de rua, estátuas e mais está sendo levantado, com uma consulta pública a ser realizada ao fim.
Publicidade
A alimentação tem sido tema recorrente durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Seja no início, quando, em...
A Marcha da Maconha São Paulo desse ano será sábado, dia 1º de junho. Mais uma vez, dezenas de milhares de...
Com problemas de hiperinflação sendo reportados na Venezuela desde 2014, quando o aumento dos preços beirou os 70%,...
A popularização cada vez maior de carnes feitas a partir de ingredientes de origem vegetal, com a inclusão de...
Em um raro fato que envolve o mundo inteiro em um mesmo esforço – ou assim ao menos deveria ser – a pandemia do...
A busca por fontes de energia renovável são uma prioridade para vários cientistas pelo mundo. Um grupo de...
O jogador de futebol Vincent Kompany vem se destacando tanto no Manchester City quanto na seleção da Bélgica como um...
Depois de tantos meses de home office com a mesma cadeira de escritório que acaba com as suas costas, chegou o momento...
O sucesso das carnes feitas à base de vegetais e sem utilizar qualquer ingrediente animal vem crescendo de forma...