Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A Igreja Universal está sendo acusada de racismo e obrigação de vasectomia por pastores angolanos que faziam parte da Igreja. Segundo informações da BBC e da VEJA, a organização religiosa de Edir Macedo está sofrendo para dominar seus templos no país africano. Mais de 40% dos pastores angolanos racharam da organização da IURD Angola e tomaram os templos de líderes brasileiros.
Igreja Universal é uma das maiores forças religiosas em Angola. Pastores angolanos denunciam brasileiros de racismo e evasão de divisas.
O racha levou à tomada violenta de cerca de 80 dos 230 templos da IURD no país. 30 na capital Luanda e outros 50 em regiões com Benguela, Lunda-Norte, Huambo, Benguela e Cafunfo.
Em comunicado à imprensa, o Pastor Nilton Ribeiro, porta-voz da comissão de pastores dissidentes de Macedo, afirma que está instaurada uma ruptura total com a IURD. “Temos observado que as suas práticas não mudaram, continuam sendo as mesmas. A prática do racismo, a prática da evasão de divisas, a prática da corrupção ativa e passiva, e por esta razão, nós, angolanos, viemos declarar, ruptura com a gestão brasileira. De hoje em diante, nós não teremos não teremos mais nenhum convênio com a gestão brasileira. Nós não aceitamos os crimes cometidos pela gestão brasileira”, afirma.
Em fevereiro de 2013, o Presidente José Eduardo dos Santos já havia suspendido as atividades da Igreja no país, após um culto da Igreja gerar um pisoteamento que resultou na morte de 16 pessoas.
A Igreja Universal do Reino de Deus de Angola confirmou a invasão dos templos, “por um grupo de ex-pastores desvinculados da Instituição por práticas e desvio de condutas morais e, em alguns casos, criminosas e contrárias aos princípios cristãos exigidos de um ministro de culto”, em nota enviada à BBC Brasil. A organização religiosa ainda afirma, na nota, que os dissidentes promoveram “ataques xenófobos”, além de agredir pastores, esposas de pastores e funcionários “com objetivo de tomar de assalto a igreja, com propósitos escusos”.
A Universal ainda afirmou que as acusações de racismo e de vasectomia forçada se tratavam de fake news “facilmente desmentida pelo fato de que muitos bispos e pastores da Universal, em todos os níveis de hierarquia da Igreja, têm filhos”. A Instituição afirma incentivar o planejamento familiar.
– Condenada na Justiça, Universal é acusada de esterilizar pastores
“Esclarecemos que, respeitada a unidade de doutrina da fé que une a Igreja Universal do Reino de Deus em todos os 127 países onde está presente, nos cinco continentes, a Universal de cada nação dispõe de total autonomia administrativa para encaminhar e resolver suas questões locais, sempre observando as leis e as tradições. O que se espera é que as autoridades restabeleçam, com urgência, a ordem legal e possam assegurar que a Universal continue salvando vidas e prestando ajuda humanitária em Angola, como faz há 28 anos”, completa.
Publicidade
O diretor Quentin Tarantino ganhou as manchetes após Uma Thurman, recorrente estrela de suas obras, vir a público...
Pelo menos 19 crianças e 2 adultos foram mortos após um ataque armado em uma escola na cidade de Uvalde, no Texas....
O apresentador Rafael Silva, da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, passou mal ao vivo enquanto apresentava o...
Ex-diretor e responsável pelo departamento de humor da emissora, Marcius Melhem está sendo acusado de assédio...
Nas últimas semanas, publicamos diversas reportagens sobre trisais. Os relacionamentos a três começaram a receber...
A postura adotada pela Nova Zelândia de encarar o novo coronavírus como uma ameaça real deu certo e o país agora...
O helicóptero que transportava Ricardo Boechat e o piloto Ronaldo Quatrucci e caiu na rodovia Anhanguera, em São...
O imbróglio envolvendo Dony De Nuccio, que recebeu R$ 7 milhões em prestação de serviço junto ao Bradesco,...
Criado em 2013, o Bloco Soviético não resistiu ao cenário político hostil que toma conta do Brasil. Fundado por...