Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
O desafio do Brasil para conter o avanço incontrolável do novo cornavírus ganhou novos capítulos. Em Cubatão, cidade do litoral de São Paulo, o vereador Toninho Vieira (Progressistas) foi acusado de xingar e ameaçar enfermeiras que estavam trabalhando na linha de frente contra a covid-19. Em outra frente, com a reabertura promovida pelo Governo Estadual, especialistas projetam que mais 15 mil mortes irão acontecer no Estado mais populoso do país até julho.
Na cidade da Baixada Santista, o vereador Toninho Vieira foi denunciado por uma enfermeira por ameaça e injúria. A profissional de saúde conduzia uma carreata para fazer testes do novo coronavírus. Uma breve fila se formava para que os testes fossem feitos, e o parlamentar do município foi confrontar a responsável pelo serviço.
– Coronavírus: Brasil mira reabertura e OMS diz que pior momento da pandemia está por vir
A agressão aconteceu em um dessas carreatas
“No momento em que ele entrou e viu que tinha pacientes, começou a gritar que era um absurdo eles ficarem esperando ali dentro da carreta. Falei que ele estava gritando muito e pedi para que ele se retirasse. Nesse momento, ele começou a chamar as enfermeiras de lerdas e me chamou de incompetente. Começou a ofender, falando que estávamos demorando de propósito”, afirmou ao G1 a profissional de enfermagem, que chamou a Polícia e registrou um B.O contra o vereador, que disse não ter iniciado a confusão.
– Coronavírus: enfermeira desabafa após onda de hospitais invadidos no Brasil
A Prefeitura de Cubatão afirmou lamentar o proceder do Vereador e ofereceu suporte à enfermeira e seus familiares depois do ocorrido.
Quem observou pelas janelas ou andou nas ruas de São Paulo nessa semana viu uma cidade que não se via há praticamente 3 meses. Com os comércios reabertos, milhares de pessoas saíram às ruas para fazer compras. Na quinta-feira (11), feriado de Corpus Christi, paulistanos se aglomeraram em filas para entrar em shoppings centers, que levantaram as portas pela primeira vez desde o fim de março.
A reabertura parcial promovida no chamado ‘Plano São Paulo’, do governador João Dória, já mostra sua face: os paulistanos voltaram a se aglomerar – como já se observava nos transportes públicos desde antes do início do projeto. A situação preocupa especialistas. Segundo uma projeção de um grupo de estudos conjunta da USP com a FGV, é esperado aumento de 71% nas infecções por covid-19 até o início de julho.
Na estação da Luz, transporte pública está superlotado desde antes da reabertura de Dória
Ainda segundo o estudo, são previstas 24.900 mortes até o início do mês devido ao avanço do novo coronavírus, facilitado pelo relaxamento da quarentena. São Paulo tem pouco mais de 10 mil mortes pela doença confirmadas até a tarde desta segunda-feira (15), cerca de um quarto de todos os óbitos do país, sendo o epicentro da covid-19 no Brasil.
“A gente está no epicentro da crise, o que torna impossível tomar medidas como a reabertura. A decisão foi precipitada e é um atestado de incapacidade de estabelecer medidas mais concretas e sérias, como o lockdown. Esse plano é equivocado, principalmente nas grandes metrópoles”, afirmou o infectologista Evaldo Stanislau Affonso ao Jornal Brasil Atual.
Publicidade
Já faz algum tempo que as campanhas de combate ao racismo tornaram-se norma no futebol. No entanto, o esporte mais...
Esta matéria é escrita no momento em que o Brasil retoma sua vida normal como se fosse possível ignorar os fatos. O...
O Japão é um dos países mais desenvolvidos do mundo e dono de uma malha ferroviária de fazer inveja. Com trens...
“Qual a diferença entre um protozoário e um vírus?”. A médica oncologista e imunologista Nise Yamaguchi foi...
O consumo médio de álcool do brasileiro aumentou nos últimos sete anos. É o que diz resultado da Pesquisa Nacional...
Há quem ainda ache que a depressão não é uma doença real ou que simplesmente não é nada grave. Porém, o relato...
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contestou o aumento de pena para maus-tratos aos animais. Em live no Facebook...
É peculiar da cultura de maneira geral se misturar e se apropriar de influências de outras culturas terceiras para...
O misterioso caso do estudante de psicologia acreano Bruno de Melo Silva Borges, de 24 anos, ganhou literalmente uma...