Debate

Viola Davis posta exigindo justiça pelo assassinato do adolescente João Pedro

por: Yuri Ferreira

Viola Davis, primeira mulher negra a ganhar um ‘Oscar’ na categoria Melhor Atriz, está na luta por justiça pela morte de João Pedro, jovem de 14 anos, assassinado a tiros de fuzil durante uma operação da Polícia Militar do carioca no Complexo do Salgueira em São Gonçalo, Rio de Janeiro.

– 6 motivos que provam por que Viola Davis é um mulherão dentro e fora das telas

A atriz postou um tweet pedindo para que seus seguidores assinem um abaixo-assinado exigindo a punição dos policiais envolvidos na morte do garoto de 14 anos, que, como apontam laudos da Polícia Civil, recebeu tiro pelas costas de um fuzil calibre 5,54 utilizado por policiais durante a operação, realizada em meio à pandemia do novo coronavírus.

Viola Davis, um dos maiores símbolos de representatividade negra no mundo todo, se manifestou pedindo justiça a João Pedro

Confira o tweet de Viola:

Recentemente, foi revelado que o policial envolvido na morte de João Pedro entregou o fuzil utilizado na operação apenas uma semana depois do homicídio. Testemunhas apontam que os fardados atiraram na casa em que João Pedro estava mesmo após serem avisados que havia menores de idade na residência. O corpo de João Pedro ficou desaparecido por horas até ser entregue ao IML de São Gonçalo, gerando um terror na família do jovem. Vizinhos relataram que mais de 70 tiros foram dados na direção da casa do adolescente de apenas 14 anos.

– EUA: confronto e viaturas destruídas após policial branco matar homem negro com o joelho

Viola Davis não foi a única a se posicionar. O jogador Vinicius Junior, do Real Madrid, postou uma foto que correlaciona o assassinato de João Pedro com o de George Floyd, homem negro americano asfixiado por um policial, que está causando revoltas de proporções nunca antes vistas nos EUA:

Richarlison, ex-Fluminense e atacante da Seleção Brasileira, conhecido por seus posicionamentos políticos, ações de filantropia que envolvem moradores de regiões pobres do Brasil e financiamento à pesquisa universitária, também protestou contra a violência policial que aflige o povo preto no Ocidente:

– Jogadores se manifestam sobre genocídio negro e silêncio de Neymar é criticado

Publicidade

Fotos: Montagem com © Getty Images e Reprodução/Twitter


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Christina Ricci, famosa por ‘Família Addams’, relata agressão do marido e pede divórcio