Criatividade

Visionários do cosplay arrasavam nas fantasias nos anos 1960

por: Gabriela Glette

A arte de se transformar em um personagem, também conhecida de cosplay, hoje é facilitada pela tecnologia e infinidade de aparatos disponíveis. Não é à toa que a prática já deixou de ser um hobby há algum tempo e ganhou contornos profissionais. Mas nem sempre foi assim. O site vintage-everyday publicou uma compilação de fotografias de pessoas fantasiadas na década de 1960 e a impressão que temos é que eles eram verdadeiros visionários do cosplay, já que estima-se que ele surgiu em meados de 1980.

cosplays vintage 1

Fãs daquilo que viria a ser o cosplay profissional, estes registros foram feitos na 24ª Convenção Mundial de Ficção Científica, também conhecida como Tricon, realizada de 1 a 5 de setembro de 1966, em Cleveland, Estados Unidos.

cosplays vintage 2

Com cada presidente representando os fãs de sua cidade, esta foi uma das primeiras feiras profissionais dedicada apenas ao cosplay. Diferente de hoje, estas pessoas se fantasiavam basicamente de personagens de filmes de ficção científica, sobretudo Star Trek, sucesso absoluto da época.

cosplays vintage 3

Todas as fotografias são de autoria de Jay Kay Klein (1931–2012), que começou a ler ficção científica ainda jovem e ingressou na Sociedade de Ficção Científica da Filadélfia aos 14 anos. Durante sua vida, ele foi fotógrafo e acumulou uma extensa coleção de fotografias de convenções de Ficção Científica e Fantasia e eventos. Além disto, Klein foi escritor e editor de revistas corporativas internacionais e escreveu sistemas de radar de aquisição de mísseis e manuais de instalações de lançamento de ICBM para a Força Aérea dos Estados Unidos.

Publicidade

Fotos: Jay Kay Klein


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Tanabata Matsuri: Festival das Estrelas terá versão digital e com ‘drive thru’ em 2020