Inovação

19 vezes que a tecnologia e a inovação melhoraram a vida de quem realmente precisa

por: Redação Hypeness

Inclusão e acessibilidade são dois termos que andam em voga. Mais do que só saber o que significam, é preciso entender como colocá-los em prática para oferecer uma vida melhor e experiências pessoais a pessoas com deficiência. 

Influenciadora com deficiência visual mostra como o emprego do ‘x’ para neutralização de gênero prejudica acessibilidade

Nada de equipamentos que só visam o lucro. Só entra nesta lista inovações tecnológicas que sejam focadas na transformação da sociedade para incluir os mais diferentes tipos de limitação física ou cognitiva. Aqui vão 15 vezes que a tecnologia e a inovação ajudaram a melhorar a vida de quem precisa. 

1) Na Galeria Uffizi, em Florença, na Itália, algumas obras possuem versões em 3D para que os visitantes cegos consigam enxergar a arte retratada na tela. 

2) A cadeira usada pelo doutor Ted Rummer, médico com paralisia das pernas que ainda consegue operar graças ao equipamento que o ajuda a ficar de pé. 

O projeto de adaptação de escada para deficientes mais brilhante e inovador dos últimos tempos

3) Um carrossel de Hong Kong que tem, entre seus assentos, um especial para crianças com necessidades especiais. 

4) Uma chaleira feita especialmente para pessoas com problemas motores. Ela possui um apoio fixo que impede o derramamento do líquido que estiver nela. 

5) Esse parque possui um balanço equipado para receber visitantes cadeirantes. Ele suporta até duas toneladas e tem 1,3 metros de altura.

Brasileiro cria parque acessível para crianças com deficiência física

6) Uma casa de repouso que colocou um ponto de ônibus falso para evitar que seus moradores com demência acabem se perdendo. Você chorou? Porque eu chorei.

7) O Departamento de Turismo do Tennessee, nos Estados Unidos, instalou binóculos especiais para pessoas daltônicas que forem a alguns de seus parques estaduais.

8) Em Singapura, idosos e deficientes físicos possuem um cartão para usarem nas faixas de pedestres quando quiserem atravessar a rua e precisarem de um tempo maior do que o habitual para isso. 

9) O aeroporto de Berlim possui banheiros com alarmes de emergência instalados em forma de cordas no chão. Caso alguém passe mal e não consiga se levantar, fica mais fácil de chamar ajuda se ela conseguir puxar uma das cordas presas à parede. 

10) Um cubo mágico próprio para pessoas com deficiência visual. Por meio de símbolos colocados em cada uma das cores, a diversão de montar o objeto continua sendo difícil, mas não impossível para os cegos. 

Deficiente físico no Japão usa óculos de realidade virtual para tocar piano com os olhos

11) Esta rampa de acesso ajuda pessoas deficientes a entrarem no mar sem se preocupar…

12) …a experiência pode ser ainda melhor se as praias estiverem equipadas com essa espécie de tapete que permite que a cadeira avance areia adentro sem atolar.

13) Uma piscina equipada com barras laterais para ajudar pessoas com deficiências motoras a entrarem na água. Simples e muito inclusivo. 

14) Garrafas de shampoo e condicionador que têm, nas tampas, observações em braille para que cegos consigam identificá-los.

15) Um carrinho de compras adaptado para cadeirantes. 

16) Este elevador tem botões na altura que uma pessoa em uma cadeira de rodas consiga apertá-los sem dificuldade. 

17) Um banheiro equipado com fechadura inteligente também própria para a utilização de cadeirantes. Para abrir ou fechar a porta, basta apertar um dos dois botões. 

18) A porta deste quarto de hotel tem um olho mágico na altura de uma pessoa sentada para atender aos hóspedes com deficiência física que não consigam ficar de pé. 

19) Se você já viu essa marcação no metrô ou em algum outro local e nunca soube o porquê delas, chegou a hora de entender: o emborrachamento ajuda na orientação de deficientes visuais. 

 

Publicidade

Fotos: Reddit


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Rio Sena, em Paris, é transformado em cinema a céu aberto com distanciamento social