Arte

Abba adiou reunião por causa da pandemia, mas vai lançar 5 músicas novas em 2021

por: Vitor Paiva

Gostar de uma banda é muitas vezes algo profundo, como um aspecto de nossas identidades, um denominador comum de uma época, um símbolo da juventude ou mesmo uma posição ética e estética diante do mundo – outras vezes, porém, gostamos simplesmente por prazer, pela qualidade da música, pela alegria e a diversão. E poucos artistas são tão francamente divertidos, dançantes, capazes de provocar alegria através da imensa qualidade de seu repertório quanto o ABBA – em resumo, quem não gosta de ABBA, bom sujeito não é. Para alegria dos fãs por todo o mundo o calendário da banda sueca para 2020 trazia surpresas e novidades – incluindo o lançamento de canções inéditas, mas a pandemia atrasou todo esse cronograma. A boa notícia é que o lançamento do ABBA virá no início do ano que vem.

© AbbaSite

Serão, segundo consta, 5 novas canções reunindo Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, and Anni-Frid Lyngstad – para quem ainda não descobriu, o nome da banda é um acrônimo reunindo as iniciais de cada integrante. A confirmação veio através de uma participação de Björn Ulvaeus em um podcast: algumas dificuldades técnicas e o acontecimento da pandemia fizeram com que o lançamento, originalmente programado para o verão do hemisfério norte – que acontece agora – fosse adiado para 2021. Há, no entanto, uma caixa especial que será lançada para os fãs do grupo ainda nesse mês de julho, reeditando toda a obra do ABBA.

© AbbaSite

A novidade é maiúscula: esse será o primeiro grande lançamento de inéditas desde o disco The Visitor, de 1981 – no início dos anos 1990 saíram 3 músicas, mas de lá pra cá nenhuma música nova foi lançada pela banda nesses quase trinta anos. Com mais de 150 milhões de discos vendidos em todo o mundo, o ABBA é uma das mais bem sucedidas bandas da história da música pop. Recentemente uma turnê como hologramas, intitulada Abbatar, também foi anunciada, mas inda não há maiores informações sobre o novo disco ou confirmações de shows.

© Getty Images

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Artista recria personagens de animes do Studio Ghibli interagindo com a natureza