Agenda Hypeness

Agenda Hype em casa: Elza Soares, Gilberto Gil e Maria Rita nas lives da semana

por: Gabriela Rassy

Seguimos com a agenda de lives, músicas, filmes, artes e delícias para curtir no conforto do lar. Nesta semana, Elza Soares, Gilberto Gil e Maria Rita estão nos destaques dos shows online. A rainha Elza celebrando seus 90 anos. O mestre Gil se une a Dinho Ouro Preto, Falamansa e muitos outros para arrecadar fundos para os moradores do Dique da Vila Gilda – a maior favela sobre palafitas do Brasil. Já Maria Rita entra na programação saborosa do Sesc Ao Vivo em meio a outras atrações maravilhosas.

Destaque ainda para a 13ª edição do Festival Latinidades, celebrando o Dia da Mulher Negra, Latino americana e Caribenha. Na programação, shows, debates, oficinas e vivências em uma união de nossas diversas identidades. Vale ainda assistir ao curta “Quase me fizeram acreditar que eu não existia”, de Rachel Daniel e Artur Alfaia, em um relato sensível sobre isolamento e reflexões de vida.

Vem na minha!

#live

13º Festival Latinidades | Youtube
22 a 27 de julho
Pela primeira vez em formato digital, o festival mantém intensa programação de shows, danças, mesas, oficinas e vivências ao longo de 5 dias com atrações de 10 países e todas as regiões brasileiras. Elisa Lucinda, Elza Soares e Dona Damiana são as homenageadas desta edição com apoio da Converse. Mulheres negras falam sobre utopias, a partir de diferentes lugares e temas. Influenciadoras digitais como Bielo Pereira, Lorrayne Carolyne e Xan Ravelli discutem sobre as novas narrativas negras na internet. Destaque para a mesa “A utopia da paz: políticas de drogas e agenda antirracista”, na sexta, dia 24, às 15h. A ONG Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas propõe uma contranarrativa ao sistema racista vigente na política de drogas atual, que opera no modo de opressão às pessoas negras num consórcio de sistema de justiça, com segurança pública e saúde precarizada. As participantes são Juliana Borges, Nathália Oliveira, Dudu Ribeiro – Silvio Almeida, Preto Zézé. A mediação ficará por conta de Cecília Oliveira, jornalista e colunista no Intercept Brasil e criadora da Plataforma Fogo Cruzado.

Elza in Jazz | YouTube
Sábado, 25, 21h
Uma das maiores cantoras do Brasil, Elza Soares completa 90 anos nessa época. Os festejos são muitos e culminam na live “Elza in Jazz”, para a qual ela está se preparando desde o começo da pandemia e da impossibilidade de se apresentar ao vivo. Elza lança o single inédito “Negão Negra” (Flavio Renegado/ Gabriel Moura) com participação de Flávio Renegado e que ela vai cantar ao vivo pela primeira vez na live. Elza Soares batizou a live de “Elza in Jazz” porque será acompanhada de um quarteto de jazz formado por Jorge Helder (baixo acústico), Gabriel de Aquino  (violão e guitarra), Márcio Bahia (bateria) e Netão (backing vocal).

Festival Carambola | YouTube
Quinta, 23, às 19h
Nesta semana, o Carambola recebe Russo Passapusso e Coy Freitas para um bate papo. Na sequencia rolam shows de Potyguara Bardo e Maju Chanii, com after comandado por Patrick Tor4.

https://www.instagram.com/p/CC8VeS2HxTL/

Vanessa da Mata | Youtube
Sexta, às 20h
Cantora interpreta sucessos de sua carreira, modas de viola de Renato Teixeira e canções de Luiz Gonzaga

Juntos Pela Vila Gilda | YouTube
Sábado, das 15h às 00h e domingo, das 13h à 1h
200 artistas entre Gilberto Gil, Dinho Ouro Preto e Falamansa fazem live em prol das 2 mil famílias que vivem no Dique da Vila Gilda – a maior favela sobre palafitas do Brasil – que fica em Santos.

Maria Rita | YouTube
Sábado, 19h
O samba pede passagem na programação do Sesc Ao Vivo.

View this post on Instagram

Esse é o momento: já marque na agenda o que você vai aqui conosco #EmCasaComSesc nos próximos dias! Acompanhe a programação da semana e convide as⠀amigas e amigos, porque muito artista bom vai passar por aqui: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Veja agora o que preparamos para passar os próximos dias com você 😉 ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Ontem tivemos: ? Música, às 19h: Robertinho Silva ? Teatro, às 21h30: Ana Cristina Colla em “SerEstando Mulheres” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Você pode assistir a estes e outros shows no youtube.com/sescsp (link na bio!) ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 21/7 terça: ? Música, às 19h: Patricia Bastos e Dante Ozzetti ?? Dança, às 21h30: Jussara Miller em “Proximidade, Um Olhar Para o Avesso”⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 22/7 quarta: ? Música, às 19h: Zé Geraldo ? Teatro, às 21h30: Darson Ribeiro em “O Homem que Queria Ser Livro” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 23/7 quinta: ? Música, às 19h: Sérgio Pererê com participação: Acauã Ranne ?? Dança, às 21h30: Denise Stutz em “3 Solos em 1 Tempo” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 24/7 sexta: ? Música, às 19h: Sombrinha com participação: Thiago Kukinha ? Teatro, às 21h30: Rodrigo Bolzan em “projeto b” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 25/7 sábado: ? Música, às 19h: Maria Rita ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ 26/7 domingo: ? Música, às 19h: Mateus Aleluia ? Teatro, às 21h30: Thiago Lacerda em “Quem Está Aí?” ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Perdeu alguma apresentação ou quer rever alguma que te emocionou? ⚡ Você pode ver nos destaques aqui no instagram.com/sescaovivo ⚡ Ou nas playlists do nosso canal do youtube.com/sescsp ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Fique #EmCasaComSesc e de olho no @sescaovivo para saber a nossa programação em primeira mão e garantir o seu lugar no nosso palco virtual. ?⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #SescAoVivo #SescSP #Sesc #Quarentena #Agenda #Live #Música #Dança #Teatro #Coreografia #Monólogo #Show #Instrumental #MúsicaBrasileira #MesaBrasil

A post shared by Sesc Ao Vivo (@sescaovivo) on

Olodum | Youtube
Domingo, 15h
Um dos grupos mais amados da Bahia fazem show online para celebrar 41 anos de história.

#lançamentos

Tuyo lança | Sem Mentir
Assim como os seus títulos sugerem, o EP Pra Doer (2017) e o disco Pra Curar (2018), da Tuyo, são sobre processos que resultam numa cicatrização. Responsáveis por projetar a banda paranaense Brasil afora, os trabalhos soam como a trilha sonora de um caminho que vai do deixar arder ao superar (com muitos momentos de entender e aceitar, claro). Percurso que se fez necessário para chegar ao ponto em que o grupo se encontra hoje, quando lança o primeiro single do próximo disco de estúdio.

Coral | Os Loucos Anos XX
Rompendo estereótipos sobre gêneros e tabus, unindo musicalidade e criatividade à responsabilidade social e política, artista queer Coral – nome social e artístico – destaque do novo cenário artístico-cultural brasileiro, traz à vida a metáfora popular através de sua música. Ritmos diversos e múltiplas personalidades se diversificam em uma mesma tessitura. “Os Loucos Anos XX” faz analogias aos principais acontecimentos do século passado, observando-se retratos similares ao cenário político e social da contemporaneidade.

Francisco, el Hombre e Mestrinho | Valer La Pena
Logo no começo da quarentena, a Francisco, el Hombre iniciou um estudo sobre cumbias que vem resultando em uma produção musical feita à distância, com cada um dos seus integrantes em um canto do país. Longe dos palcos e catalisador de pessoas por onde passa, o grupo apresenta o novo single “Valer La Pena”, uma parceria instrumental com o músico Mestrinho, e que tem a saudade como tema. A faixa já está disponível no aplicativos de streaming e o videoclipe desta parceria, gravado à distância, chega ao Youtube da banda na próxima quarta-feira, 22 de junho.

Índigos | Medo
A faixa, que chega acompanhada de videoclipe, faz parte do terceiro disco da banda, SINAPSE, previsto para sair em agosto. “Essa é uma valsa com tom intimista e, ao mesmo tempo, muita atitude. Falar sobre medo, naturalmente, requer momentos de extrema tensão e angústia. Mas, não só.  Confrontamos essas sensações com toques de calma e libertação. Acreditamos nessa narrativa de que, apesar do medo, é preciso sempre seguir em frente, transcender e ir além”, explicam os integrantes Marcelo Escobar (voz e baixo elétrico), Beto Gebhard (voz, violão e guitarra) e Alberto Whyte (baterista).

Resp | 2x
Depois de mostrar o EP Som Estendido (2018, Banana Records e Coletivo Atlas), Resp dá nova forma ao seu estilo recortado e sobreposto. 2x, o primeiro disco cheio, é o resultado de uma obsessão com o número 2 – que começou com o objetivo de limitar canções a 2 minutos de duração e se deparou, durante o percurso, com símbolos duais como Yin-yang, Hidra, Sol e Lua, e mesmo com o ano de 2020.

#filmes

Quase me fizeram acreditar que eu não existia | Rachel Daniel
Arthur, 26 anos, envia um áudio desabafo a sua amiga Rachel, o seu desejo: ser protagonista e não vítima da realidade, Um filme sobre as dores, sobre viver e morrer e sobre o tempo – que parece escasso – e sobre o corpo.


Homem-Ilha, Weslley Nascimento
O curta que acaba de estrear no canal do youtube do projeto Curta em Casa, foi produzido na casa do diretor Weslley Nascimento, durante o período de quarentena, e conta a história de um jovem em isolamento que perde a conexão com a internet e fica ilhado do mundo virtual, sem conexão com amigos. Diante disso ele precisa se reinventar e encontrar uma nova forma de viver.

#visuais

Versos Orìkí
“É difícil entender o lugar do artista nesse espaço denso e ao mesmo tempo focar no corre e estabelecer o equilíbrio entre criar e tornar um trampo público, mas resolvemos encarar o desafio”, comenta Nego Bala, cantor de funk e autor de Versos Orìkí, experimento audiovisual de poesia. Dirigida por Danilo Arenas, a série de vídeos traz a inventividade do artista em textos divulgados por capítulos.

Hélio Oiticica: a dança na minha experiência | Instagram @masp
Quinta, 23, às 18h 
O MASP promove uma live sobre a mostra e a trajetória do artista carioca. A conversa conta com a presença da convidada Vivian Crockett e de Tomás Toledo, curador-chefe do MASP e curador da exposição ao lado de Adriano Pedrosa, diretor artístico do museu. Crockett é curadora e pesquisadora especializada em arte moderna e contemporânea. A ação integra a abertura digital da mostra, que teve sua inauguração física adiada por conta da pandemia de covid-19. Inspirada pela produção de caráter experimental e inovador de Oiticica (1937-1980), a exposição traça um panorama da trajetória do artista, reunindo 126 trabalhos relacionados ao ritmo, à música e à dança.

#literatura

O Canto dos Homens da Terra, Carlos Canhameiro, editora Mireveja 
Quarta, 22 de julho, às 20h
Com distribuição gratuita, edição tem ilustrações inéditas de Cacá Meirelles. Quatro anos depois de escrever O Canto das Mulheres do Asfalto, em 2014, peça que foi encenada pelas mãos da diretora Georgette Fadel com uma bem-sucedida carreira de apresentações e boas críticas, Carlos resolve falar do masculino. O autor, que já estudava o feminismo e seus desdobramento há anos, tem a percepção da urgência em pesquisar o masculino ao se deparar com uma frase de Virginie Despentes, em Teoria King Kong: “de que autonomia os homens tem tanto medo que continuam a se calar, a não inventar nada? A não produzir nenhum discurso novo, crítico, inventivo sobre sua própria condição? Para quando é a emancipação masculina?”. No lançamento haverá uma leitura dramática do texto em forma de podcast e uma live com o autor e convidados.

#cênicas

Esquinas | Zoom
20 a 25 de julho, das 10h às 12h
O espetáculo de dança do grupo Fragmento Urbano, composto por seis homens negros com faixas etárias que variam de 30 a 63 anos, propõe discutir o universo do homem negro, a partir de suas subjetividades e contradições. Com o intuito de ampliar a mensagem que o espetáculo traz, o coletivo Fragmento Urbano promove um ciclo de formações que visam compartilhar os processos de construção do “Esquina” e as questões acerca da masculinidade negra e periférica.⠀

#gastronomia

Menu Jantar Secreto
R$ 230 para 2 pessoas
Essa semana, Larissa Januario e Gustaco lançam o Kit Menu Degustação do Jantar Secreto – Em Casa. Na estréia, a dupla traz um de seus menus mais icônicos: o França Afetiva. A opção com carne tem Steak Tartare de entrada, Entrecôte tostado na chapa de ferro ao molho Poivre no principal, além de uma degustação de Queijos Franceses e finalização com torta de amêndoas assadas com compota de figos frescos ao molho de vinho tinto e especiarias. A opção vegetariana começa com creme de cebolas caramelizadas, queijo brie, duxelle de cogumelos e óleo de trufas brancas com rocante de massa folhada, mini legumes assados na brasa ao demi glace vegetal, cogumelos portobello assados, recheados com farofa crocante, a degustação babadeira de Queijos Franceses e a torta para encerrar.

View this post on Instagram

Essa semana estamos lançando o Kit Menu Degustação do Jantar Secreto – Em Casa! Na estréia vamos trazer um dos nossos menus mais icônicos: o França Afetiva. Dá uma olhada: Entrada – Steak Tartare feito com carne fresca extra magra, picles, alcaparras, cebola roxa, molho inglês, mostarda dijon, maionese artesanal. Acompanha chips de batata rosa, temperados com óleo de trufas brancas e flor de sal Maldon Principal – Entrecôte de 400g, tostado na chapa de ferro ao molho Poivre a base de vinho tinto, cogumelos e demi glace. Acompanha purê de batatas Joël Robuchon, cebolete francesa e vagens na manteiga e alho Degustação de Queijos Franceses Sobremesa – Torta de amêndoas assadas com compota de figos frescos ao molho de vinho tinto e especiarias Vegetariano: Entrada – Creme de cebolas caramelizadas, queijo brie, duxelle de cogumelos e óleo de trufas brancas. Crocante de massa folhada Principal – Mini legumes assados na brasa ao demi glace vegetal, cogumelos portobello assados, recheados com farofa crocante de pão com manteiga, alecrim e tomilho fresco Degustação de Queijos Franceses Sobremesa – Torta cremosa de amêndoas assadas VALOR DO MENU: R$ 230 PARA DUAS PESSOAS (com taxa de entrega para a área de cobertura detro da cidade de SP) Os pedidos serão entregues na quinta, sexta ou sábado. Escolha a data e garanta o seu. A compra com cartão de crédito pode ser feita via link na bio. Ou via transferência bancária diretamente com a gente! Basta solicitar os dados que nos enviaremos por email.

A post shared by Larissa Januário (@semmedida) on

Fondues Brasil Cacau 
Novidade chega nas versões Gato Mia e Experiências 52%. Os dois lançamentos foram feitos para serem finalizados em casa de maneira simples e prática. O fondue Gato Mia (240g), pertencente a uma das submarcas de maiores sucesso da Brasil Cacau, é feito de chocolate ao leite e pode ser encontrado por R$ 29,90. Já o sabor Experiências (240g) vem com gradação de 52% cacau e é oferecido por R$ 31,90.

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.


X
Próxima notícia Hypeness:
Rapper grava clipe forte em SP para visibilizar representatividade indígena na cidade