Agenda Hypeness

Agenda Hype em casa: Fabiana Cozza, Chico César e Tássia Reis nas lives da semana

por: Gabriela Rassy

O mês de julho segue com programação deliciosa para os amantes da arte e da cultura. O Festival Coquetel Molotov faz edição online com shows sem defeitos, o Sesc Ao Vivo convida Fabiana Cozza, Arrigo Barnabé e Margareth Menezes e Chico César ataca em nova live apresentando seu Amor é Um Ato Revolucionário. Bons papos, lançamentos musicais – inclusive uma raridade da nossa rainha Elza Soares – e filmes imperdíveis também dão pinta por aqui.

Vem na minha!

#live

Causando Encontros – Combate ao Racismo Estrutural
Quarta, 18h30 – ingressos grátis aqui
A Catraca Livre e o Festival Path se uniram para promover uma série de lives que vão conectar líderes de empresas a protagonistas de lutas por diferentes causas da nossa sociedade. A primeira conversa, nesta quarta, aborda o tema do Combate ao Racismo Estrutural com Adriana Barbosa, CEO do Instituto Feira Preta; Christiane Silva Pinto, jornalista, gerente de estratégia de marketing para Micro e Pequenas Empresas no Google Brasil e fundadora do comitê AfroGooglers; e Luana Génot, fundadora e diretora executiva do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). Ao mesmo tempo que é preciso demonstrar apoio, o simples fato de postar imagens, hashtags e homenagens não é suficiente para resolver uma questão tão profunda e complexa quanto a do racismo estrutural. Neste encontro, fomentaremos a discussão de como as marcas podem da assumir um compromisso de longo prazo, com metas e ações concretas, transformando o seu próprio ecossistema e suas esferas de influência na sociedade.

Fabiana Cozza | Youtube Sesc SP e Fabiana Cozza
Quarta, 19h, e Sábado, 17h
Dividindo esse trabalho com o incrível baixista, arranjador e produtor do seu novo álbum Fi Maróstica, a cantora faz live pelo Sesc na quarta e sábado em seu próprio canal para o lançamento do single “Bravum de Elegbara”.

View this post on Instagram

Sexta 🌷 lançamento do single "Bravum de Elegbara", dos queridos Moyseis Marques e Luiz Antonio Simas. Sábado, 🦋🦋 LIVE com @luizantoniosimas @cidinhadasilvaescritora e @sergio_perere sobre a canção e seus desdobramentos no contexto da cultura popular. Onde: meu canal do YouTube (link na bio). Ficha técnica: Bravum de Elegbara Arranjo: Fi Maróstica (também diretor e produtor do álbum) @fimarostica Cellos: Vana Bock e Adriana Holtz @vanabock @driholtz Baixo: Fi Maróstica  Percussão: Xeina Barros, Douglas Alonso e Cauê Silva @xeinabarros @douglasperc @cauesilvapercussao Gravação e mixagem: Adonias Junior @adoniassouzajr Produção executiva: Nenê Rodrigues @nene_rodriguess Direção de Arte: José de Holanda @josedeholanda_

A post shared by fabianacozza (@fabianacozza) on

Sesc em Casa |Youtube, no Facebook e no Instagram
Nesta semana tem mais shows deliciosos na programação online do Sesc SP. Se apresentam Danilo Caymmi, Fabiana Cozza, Arrigo Barnabé, Roberta Campos e Margareth Menezes, além de Antonio Pitanga.

View this post on Instagram

Comemorando 80 anos, o ator @antoniopitanga entra em cena no Teatro #EmCasaComSesc com seu filho Rocco Pitanga (@pitangarocco) na peça “Embarque Imediato”. Neste texto de @aldrianunciacao, um jovem de origem africana e um senhor descendente de Agudás discutem, sob diferentes aspectos, a herança da diáspora dos povos da África e da escravização no continente americano. O espetáculo, com encenação de Márcio Meirelles, tem participação virtual da atriz Camila Pitanga (@caiapitanga), filha de Antônio e irmã de Rocco. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ Vamos refletir sobre essas questões tão em voga? #FiqueEmCasa, compartilhe o post e marque nos comentários quem pode gostar de assistir a essa versão do espetáculo nesta quarta-feira (8/7), a partir das 21h30, aqui no Instagram #SescAoVivo e na nossa página no Youtube.com/sescsp, que você acessa no link na bio. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ #AntonioPitanga #RoccoPitanga #CamilaPitanga #AldriAnunciação #EmbarqueImediato #África #DiásporaAfricana #Escravidão #80anos #Teatro #FiqueEmCasa #SescSP #Sesc #Quarentena #Live

A post shared by Sesc Ao Vivo (@sescaovivo) on

Day | Youtube
Quarta, 20h
Dias após lançar o EP “A Culpa É do Meu Signo”, sucesso nos apps de música, DAY segue surpreende os fãs com sua primeira live. A apresentação, que contemplará as principais canções da carreira de DAY, tem como objetivo principal arrecadar doações para instituições de apoio á causa LGBT. Além de seu canal oficial, a transmissão poderá ser acompanhada também através do canal por assinatura Music Box Brazil.

Tira Prosa e Canções | São Yantó convida | Instagram
Quinta-feira, 12h30
Desde que a quarentena começou, o artista tem buscado experimentar novos formatos em suas redes sociais. No quadro, ele faz um bate-papo descontraído com cantores e cantoras das mais variadas vertentes e que tem em comum o amor pela música. Em julho, a programação terá Regina Machado, dia 2 de julho; Rhaíssa Bittar, no dia 9; Thiago Petit, no dia 16; Ligiana Costa, dia 23; e fechamos a programação com Ellen Oléria, no dia 30 de julho.

Chico César | ShowlivrePlay
Sexta, 20h
R$ 10 a R$ 30
Chico César lançou um dos melhores discos de 2019, “O Amor É Um Ato Revolucionário”. A arte de transformar poesia em protesto, de forma leve e descontraída, faz de Chico César um dos grandes letristas do Brasil. A mistura de estilos musicais que vão do rock ao forró, passando por afrobeat, reggae, funk, folk e brega não negam a versatilidade do cantautor, que circula em muitas tribos. No show online, ele apresenta faixas desse poderoso álbum.

Teatro Sérgio Cardoso 40 anos com Ana Cañas | YouTube, Facebook e plataforma
Sexta, 21h
Pela primeira vez na carreira, a artista sobe ao palco acompanhada apenas de seu violão, sem banda e sem plateia presencial.

View this post on Instagram

Na estreia da série "Teatro Sérgio Cardoso 40 anos", convidamos a cantora e compositora @ana_canas para um show inédito! ❤️ Pela primeira vez na carreira, a artista sobe ao palco acompanhada apenas de seu violão, sem banda e sem plateia presencial. Assista sexta-feira, às 21 horas, no YouTube, Facebook e na plataforma: www.culturaemcasa.com.br/tsc-40/ A plataforma de streaming e VOD #CulturaEmCasa foi criada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa @culturasp, com gestão da Amigos da Arte @amigosdaartesp. #CulturaEmCasa #GovernoSP #TeatroSérgioCardoso40Anos #MaisCultura #AmigosdaArte #FiqueEmCasa #TeatroSérgioCardoso #experimenteteatro #teatroinspira #teatrotransforma #teatro #amoteatro #anacañas #cantorabrasileira #mpb

A post shared by Teatro Sérgio Cardoso (@teatrosergiocardoso) on

Sala de Casa |Instagram @casanaturamusical 
Sexta a domingo, às 19h
Programação de lives da Casa Natura Musical traz No Porn, na sexta; Mariana Cavanellas, sábado; e Paige (Fenda) domingo.

Coquetel Molotov.EXE | Zoom
Sábado, 17h
Um novo festival para os novos tempos e mais plural do que nunca. O Coquetel Molotov sai do formato físico e entra no ar com uma programação completamente online. Com patrocínio de TNT Energy Drink e Itaipava, apoio do 1/4 Fest, Mídia Ninja, Senta, S.O.M, OGrito!, Tenho Mais Discos Que Amigos! e Continente e realização da Coda Produções, o Coquetel Molotov .EXE vai realizar no dia 11 de julho uma maratona musical que reúne importantes nomes da cena artística nacional e outros convidados especiais em apresentações intimistas e exclusivas. A apresentações começam às 17h com Léo da Bodega (PE), Gab Ferreira (SC), Boogarins (GO), Luna Vitrolira (PE), Giovani Cidreira (BA), Tássia Reis (SP), Romero Ferro (PE) e MC Tha (SP). A partir das 19h, entram em ação Tsar B (Bélgica), Kai (PE), Rayssa Dias (PE), Déborah dos Falsetes cantando Mariah Carey (SP), DJ Ananindeusa (PA), DJ Cleiton Rasta (AL), Iury Andrew (PE) e Badsista (SP).

 

#lançamento

Elza Soares | Senhora da Terra
Álbum raro de 1976 da nossa rainha Elza acaba de ser editado e chega às plataformas. A edição online, com as 12 faixas originais que compuseram repertório então quase inteiramente inédito, foram lançadas em comemoração ao aniversário de 90 anos dessa deusa negra da nossa música.

Craca | Terceirizados
A arte se adapta de acordo com a necessidade da situação, se inventa e reinventa. Está sendo assim na quarentena e foi assim em 1930, quando o mundo passava pela grande depressão. Sem a exportação de materiais foi criada a Cigar Box Guitar, uma guitarra feita de caixa de charutos e cabo de vassoura tocada com o bottle neck: um pescoço de garrafa de cerveja presa ao dedo. Usada por ícones do blues como Blind Willie Johnson e Muddy Waters. Em 2020, Craca resolveu trazer o instrumento para seu novo single/clipe, intitulado “Terceirizados”.

Ladama | Oye Mujer
Depois de divulgar Nobreza, primeiro single do disco Oye Mujer, LADAMA lança o lyric video da faixa. Dirigido pela produtora Produções Ordinária, trata-se de uma animação stop motion de recortes e motion digital, que revela a letra da canção cantada pela pernambucana Lara Klaus, baterista da banda, e que traz os músicos, também pernambucanos, Spok, no saxofone e Lucas dos Prazeres, na percussão, como convidados especiais. Além de Lara, LADAMA também é formada por mais três mulheres, cada uma de uma região diferente das Américas: Mafer Bandola (bandola llanera/voz – Venezuela), Daniela Serna (tambor alegre/voz – Colômbia), e Sara Lucas (guitarra/voz – EUA).

Rael | Rei do Luau
Ao buscar o termo “infusão” no dicionário, uma das definições se revela como o processo de mergulhar em água fervente qualquer substância para extrair dela princípios medicamentosos. Rael não poderia ter sido mais certeiro ao escolher o nome do seu novo EP: Capim-Cidreira (Infusão). No trabalho, o cantor e compositor soma músicas do seu disco mais recente, Capim-Cidreira (2019), a faixas da sua carreira que têm a positividade como fio condutor, além de apresentar a música inédita “Rei do Luau”, uma parceria do rapper com a cantora IZA.

#filme

Indianara, de Marcelo Barbosa, Aude Chevalier-Beaumel
A trajetória da ativista transexual Indianara Siqueira, uma das idealizadoras da Casa Nem, abrigo para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade, no Rio de Janeiro. O filme retrata os atos de resistência da militante contra as ameaças e ataques a travestis e transexuais no Brasil.

Ninguém Sabe que Estou Aqui, de Gaspar Antillo
Poesia em forma de filme, a história de Memo, personagem lindamente interpretado por Jorge Garcia, fala muito – falando pouco – sobre traumas de infância, psiquê e superação. Um respiro fotograficamente impecável em meio à quarentena. Traumatizado, Memo se afasta de tudo e de todos até que uma mulher se aproxima e oferece uma oportunidade para ele fazer as pazes com o passado.

MIS Debate – Legião Negra – a presença do negro na conflito de 1932 e na coleção Manuel Ginjo
Quinta-feira, 20h
A coleção em álbum fotográfico de Manuel Ginjo, pertencente ao Acervo MIS, traz um farto relato imagético do cenário social e político do período do conflito armado de 1932, com destaque para registros da participação da comunidade negra paulista na guerra, popularmente conhecida como Pérolas Negras. Esse é o ponto de partida para este debate que mostra também como a fotografia histórico jornalística conseguiu capturar elementos pouco conhecidos dos pormenores do cotidiano da Revolução. Com Denise Camargo (fotógrafa), Oswaldo Faustino (jornalista), Petrônio José Domingues (historiador) e mediação de Cristiane Almeida (programação MIS).

#visuais

A mulher na Revolução de 32
Exposição virtual da plataforma Google Arts & Culture, em parceria com o MIS.

Oficina de fotografia – Referências para o processo criativo
Sexta-feira, 11h
O Pontos MIS, programa do MIS de difusão cultural, lança oficinas online e gratuitas sobre fotografia com vídeos curtos que trazem Referências para o processo criativo. O segundo módulo – fotografia de moda – apresenta renomados fotógrafos que atuaram ao lado de Franca Sozzani, editora da Vogue italiana e uma das grandes maestrinas do mundo da moda. No primeiro vídeo, Natália Tonda e Melissa Szymanski apresentam os fotógrafos Paolo Roversi (Itália, 1947) e Steve Maisel (EUA, 1954). Inscrições neste link.

#cênicas

Ocupação Folias | Site Oficial
9 a 12 de julho
Com o novo contexto da pandemia, o grupo decidiu transpor este evento comunitário e de ocupação da rua para a plataforma virtual, com cada pessoa assistindo de sua tela, de sua casa. A ação virtual possibilita atingir um público diverso que poderá acompanhar uma rica e diversificada programação cultural de 48 horas de duração, de 17 a 19 de julho, além de quatro intervenções que acontecem de 9 a 12 de julho. Disponibilização de link com vídeos inéditos da intervenção por 24h, sendo estes divulgados em parceria com equipamentos municipais, abertos sempre às 15h.

O ator Armando Babaioff é o próximo convidado do Cultura Live, projeto da Firjan SESI que ocorre no Instagram todas as quartas. A partir das 19h, o artista participa de um bate-papo com Alessandro Martins, supervisor de cultura do teatro Firjan SESI Centro. A iniciativa ocorre no perfil, @firjansesicultura, e tem como objetivo convidar idealizadores, atores, diretores e produtores teatrais que já passaram pelos palcos dos teatros Firjan SESI para uma conversa sobre a concepção dos espetáculos.

Cultura Live | Instagram Firjan
Quarta, 19h
O ator Babaioff fala sobre sua carreira na televisão e relembra sobre os dois espetáculos em que atuou no teatro Firjan SESI “O que você mentir eu acredito” e “Tom na Fazenda”, peça que recebeu prêmios como os da APTR, Shell e Cesgranrio. O ator que se destacou como o vilão Diogo na novela Bom Sucesso (2019-2020) também vai conversar sobre rotina na quarentena e planos artísticos. “Queremos ouvir as inspirações, curiosidades e o processo criativo dos artistas que marcaram passagem em nossos palcos. A ideia também é relembrar as peças que já estiveram em cartaz, bem como os grandes temas que sensibilizaram o público”, reforça Martins. Já marcaram presença no Cultura Live, artistas como Rodrigo França, Alexandre Lino e Quitéria Kelly.

#gastronomia

Cervejaria Nacional e Marias e Clarices Beer Pizza
Os combos comemorativos do Dia da Pizza incluem 2 litros de chope com 15 % de desconto e duas pizzas da Marias e Clarices, nos sabores Marguerita, Atum, Vegana e Toscana; e os chopes nos estilos Y-Îara Pilsen, Domina Weiss ou Mula IPA. Preço dos combos estarão a partir de R$ 149,90. Para que o match das pizzas e chopes sejam perfeitos, são indicadas as harmonizações das pizzas Marguerita ou Vegana com chope  Y-Îara Pilsen, Atum ou Marguerita com Domina Weiss ou Toscana com  Mula IPA.

Dia da Pizza na Tratoria Nacional
Para comemorar, a casa comandada pelo jovem restaurateur Marcos Piazza, em Moema, oferece pizza em dobro. Na data, na compra de qualquer sabor disponível no cardápio (pizza grande – 8 pedaços), o cliente ganha outra, que pode ser escolhida entre as clássicas – Marguerita, Portuguesa e Frango e Catupiry. A promoção vale para take away ou para quem fizer o pedido em casa – via telefone ou Whatsapp. Todas as redondas são feitas com massa de fermentação longa, entre elas, novidades que estrearam no cardápio no mês de junho, como a Banoffee (R$ 80), com doce de leite, banana e cacau em pó.

 

Publicidade

Fotos de destaque:

Fabiana Cozza por Kriz Knack
Chico César por José de Holanda
Tássia Reis por Caroline Lima


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
5 grandes documentários brasileiros para melhor pensarmos nossa realidade