Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Duas estudantes indianas de 14 anos, Radhika Lakhani e Vaidehi Vekariya, descobriram um novo asteroide que tem como destino a órbita terrestre. Segundo informações da Reuters, a descoberta científica foi confirmada por diversos agentes com autoridade no campo da astronomia, como a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (IASC) e a própria NASA, além da SPACE India, agência espacial da Índia.
O asteroide, nomeado HLV2514 pelas por Radhika e Vaidehi, ainda vai ser estudado por outras agências internacionais até que seja confirmado oficialmente e nomeado pela comunidade científica de maneira definitiva.
– Vem meteoro? Asteroide pode acertar a Terra em setembro, diz agência espacial europeia
Asteroides podem colidir com a Terra e, por isso, são vistos como riscos pela comunidade astronômica
Elas estão no 10th grade, equivalente ao primeiro ano do ensino médio, e fizeram a descoberta após explorarem um software especializado para analisar as imagens do Telescópio de Pesquisa Panorâmica e Sistema Rápido de Resposta (Pan-STARR) no Havaí.
Segundo Aakash Dwivedi, um dos astrônomos e diretores da SPACE India, estudantes indianos ao redor de todo o país foram ensinados a operar o programa de computador e tiveram como lição encontrar objetos que se moviam nas imagens do telescópio. Então, as estudantes informaram a observação e a SPACE India apurou que o objeto ainda não havia sido detectado por especialistas.
Radhika Lakhani e Vaidehi Vekariya fazem parte de um projeto que busca incentivar desenvolvimento da astronomia na Índia
“Começamos nosso projeto em Junho e devolvemos à NASA nossos resultados há algumas semanas atrás. Em 23 de julho, a agência espacial dos EUA nos confirmou que identificamos um objeto que está próximo da Terra”, contou Vaidehi Vekariya à CNN.
“Asteroides são um tema levado de maneira muito séria pela NASA. A partir do momento em que ele está se desviando de sua rota, isso se torna uma notícia”, contou Aaakash Dwivedi, à CNN estadunidense.
Vekariya ficou muito triste por não poder comemorar a descoberta com sua amiga, por causa do isolamento social, mas adicionou que a descoberta é parte do quer que para sua vida: “Isso é um sonho. Eu quero ser uma astronauta. É um tema bastante vasto. Não há limite para a pesquisa no espaço, especialmente quando falamos de pesquisas sobre buracos negros.”, completou.
Publicidade
Um estudo publicado recentemente no "Journal of Experimental Psychology" atesta algo que qualquer amante de café vai...
Escavações na cidade turca de Bergama, Patrimônio Mundial da UNESCO, revelaram o túmulo do Padre Markos, conhecido...
Uma descoberta de trabalhadores e pesquisadores finlandeses pode mudar tudo o que se sabe sobre as identidades de...
Toda vez que a NASA e o telescópio espacial Hubble nos mandam notícias, junto chega a certeza de que algo espetacular...
Foram registrados 16 tremores de terra no domingo, dia 8 de maio, no município baiano de Jacobina, ao norte do estado....
Para muitos, um bom chocolate é tão valioso como ouro – e os Maias já sabiam disso. Um estudo sobre a antiga...
As diversas vacinas para a covid-19 que surgiram desde o início da pandemia foram desenvolvidas em tempo recorde....
O telescópio James Webb conseguiu captar o momento exato de formação de uma estrela a cerca de 100 mil anos-luz do...
Um estudo recente decidiu inverter o ponto de vista da mais frequente pergunta costumeiramente feita no debate sobre...