Ao menos vinte tartarugas-oliva foram encontradas mortas em uma praia de Bangladesh. Segundo especialistas e oficiais do governo local, os animais morreram após ficarem presos em lixo plástico que estava no oceano — a maior parte deles formada por garrafas, redes de pesca e bóias.
Os rejeitos apareceram na praia no sábado e, no dia seguinte, as tartarugas mortas surgiram na areia. De acordo com o departamento ambiental do país, esta foi a primeira vez que tanto lixo plástico foi identificado na baía de Bengal, porção de água no nordeste do Oceano Índico e que banha a costa de Bangladesh.
Centenas de moradores da região se uniram para ajudar a salvar o maior número possível de animais, mas não se sabe exatamente quantos foram resgatados. É estimado que cerca de 50 toneladas de lixo tenham se espalhado por mais de dez quilômetros da costa.
Um agente ambiental informou à “AFP” que os animais que não resistiram foram enterrados. Já um pescador local afirmou que nunca havia visto tantas tartarugas mortas e tanto lixo espalhado no mar. Estima-se que a maioria das tartarugas tinha ao menos 30 anos de vida.
At least 20 turtles were found dead in Bangladesh after washing ashore tangled in plastic waste.
About 8 million tons of plastic enters our oceans every year.
Officials said it was the most garbage ever seen there: "It sends a great danger signal to our marine biodiversity." pic.twitter.com/NDYrv2ciVU
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.