Inovação

Carro elétrico feito com peças reutilizáveis dá show em líderes de autonomia

por: Redação Hypeness

Das cinzas ressurge a fênix e de peças reutilizáveis surge o Phoenix, carro elétrico feito 88% com peças reaproveitadas que seria descartadas. Em testes, ele apresentou uma maior autonomia na estrada do que modelos top de linha do mercado. Não é feitiçaria, é tecnologia e sustentabilidade. 

Alemanha decide proibir carros a combustão; entenda

O carro Phoenix: uma BMW totalmente transformada.

O carro foi colocado à prova ao lado de outros modelos elétricos — o Tesla S P90D, o Chevrolet Bolt e o Nissan Leaf — e bateu todos eles. Só parou quando chegou aos 547 quilômetros percorridos e, mesmo assim, apenas por um problema de ordem mecânica. O carro ainda tinha 32% de sua carga total para seguir viagem. 

Vision-S: detalhes do novo carro elétrico lançado pela Sony

A BMW usada para dar corpo ao Phoenix é de 1997.

O automóvel foi um projeto desenvolvido por  Eric Lundgren, especialista em reciclagem eletrônica da americana ITAP, e mais dois engenheiros em pouco mais de um mês. Eles utilizaram como base uma antiga BMW Série 5, de 1997. O veículo estava abandonado em um ferro velho e teve seu motor tradicional substituído por uma bateria elétrica de 125KWh. 

A equipe desembolsou cerca de US$ 13 mil (aproximadamente R$ 67 mil) para montar o Phoenix. Segundo Eric, o carro poderia ter progredido até os 640 quilômetros de autonomia não fosse a falha mecânica. 

Itaipu E-400: o primeiro carro elétrico brasileiro lançado pela Gurgel nos anos 1980

 

Publicidade

Fotos: Sebastian Blanco


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Coronavírus: lavar mãos em estações automáticas é ‘novo normal’ em meio à pandemia