Inspiração

Casal que fugiu do Vietnã e foi salvo por navio brasileiro é dono de restaurante em SP

por: Redação Hypeness

Vo Van Phuog e Nguyen Thi Kim Dung eram apenas um jovem casal de 20 anos com idade quando decidiram fugir do Vietnã. A guerra havia deixado o país sem um rumo sólido e eles escolheram tentar a sorte. Entraram em um barco pequeno com mais de 20 pessoas sem saber aonde e se chegariam. O sonho era ser resgatado por um navio de bandeira americana que os levassem para os Estados Unidos, mas quem apareceu foi uma embarcação do Brasil, país que eles nunca tinham ouvido falar. 

São Paulo de muitas nações: como explorar o mundo dentro da cidade

Sonia e Fu na porta do restaurante Miss Saigon, em São Paulo.

Foram quatro noites no mar até serem resgatados pelo capitão Charles França de Araújo e Silva, comandante do navio José Bonifácio. Segundo o blog “Histórias do Mar”, do “Uol”, Charles sabia que o resgate daquelas pessoas poderia trazer problemas, mas o fez mesmo assim. Naquela época, o país que resgatasse refugiados no mar, se tornaria responsável por eles. Os vietnamitas que fizeram isso ficaram conhecidos como “boat people” (“pessoas do barco”, em tradução livre).

Outro problema para colocar aquelas 24 pessoas a bordo era o tamanho do navio. Manobrar uma embarcação daquela — cerca de 330 metros — no meio do oceano poderia acarretar em sérios danos ao Bonifácio. Depois de darem voltas e mais voltas no barquinho dos refugiados, conseguiram finalmente parar e resgatar os vietnamitas, bem a tempo de livrar os refugiados de um furacão que se aproximava.

A história por trás da foto que mudou a Guerra do Vietnã há 50 anos

O restaurante Miss Saigon por dentro.

No Brasil há mais de 40 anos, o casal adotou nomes diferentes. Ele virou Fu e ela, Sônia. Os dois têm três filhos brasileiros e são donos do Miss Saigon, um restaurante vietnamita em São Paulo.

Chegamos sem saber falar a língua e só com uma pequena ajuda em dinheiro da ONU, por seis meses. Mas logo tínhamos trabalho, casamos e montamos nossa vida aqui. Somos eternamente gratos ao Brasil”, disse Fu, aos 62 anos, ao “Uol”.

O capitão do navio, Charles França, morreu há sete anos. Antes disso, a família vietnamita mantinha contato com o tripulante que não os deixou morrer. Até hoje, Fu e Sônia conversam periodicamente com José Menezes, outro integrante da tripulação. 

16 fotografias assustadoras da Guerra do Vietnã pelas lentes geniais de Larry Burrows

O navio José Bonifácio, responsável por resgatar o casal no meio do mar.

Publicidade

Foto 1: Blog Histórias do Mar/Uol / Foto 2: Facebook/Miss Saigon / Foto 3: Arquivo


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Deborah Secco diz que fazia ‘sexo 10 vezes por dia’ e reflete sobre significado do amor