Arte

Catedral retrata Jesus negro em quadro da última ceia ao reabrir após pico de coronavírus

por: Redação Hypeness

Considera por ativista como uma ‘declaração ousada‘, uma catedral no Reino Unido passou a exibir uma pintura da Santa Ceia mostrando um Jesus negro.

O quadro da artista Lorna May Wadsworth foi colocado no Altar dos Perseguidos na ala norte da Catedral anglicana de St. Albans, cidade a cerca de 35 km de Londres. E assim, a igreja receberá fiéis após a paralisação incentivada pela pandemia de coronavírus.

Igreja retrata Jesus negro para apoiar movimentos antirracistas

– Mangueira e Grande Rio se destacam com Jesus negro e defesa do Candomblé

Também durante a paralisação, o movimento Black Lives Matter (ou ‘vidas negras importam‘) atingiu um novo pico de protestos motivados pelo assassinato de George Floyd, morto afrixiado pelo joelho de um policial branco em Minnesota, nos Estados Unidos.

Desde o assassinato brutal de Floyd, manifestações fazem parte da paisagem das ruas de cidade no mundo inteiro, incluindo Londres e Bristol, ambas na Inglaterra. A igreja britânica diz que a escolha por retratar um Jesus negro vai ao encontro das manifestações e demonstra apoio da entidade aos protestos antirracistas.

– Pastor citado em disco de Emicida será Jesus no desfile da Mangueira

Em uma nota oficial, a catedral informou: “Nós apoiamos o movimento Black Lives Matter como aliados em prol da mudança, construindo uma comunidade forte e justa onde a dignidade de todos os seres humanos é honrada e celebrada, onde as vozes pretas são ouvidas, e onde vidas negras importam”.

– 1ª reverenda trans da América Latina convive com o medo de morrer

O quadro exposto na Inglaterra é uma cópia pois o trabalho original, pintado em 2010, foi alvo de um tiro quando exibido em uma igreja de Gloucestershire. A instalação causou debate na página da catedral no Facebook. Teve muita gente demonstrando dificuldade em entender a proposta da institução reliosa.

“Por que precisamos transformar tudo em uma questão de cor? Se Jesus foi de Jesusalém teria provavelmente sido mais escuro, mas ele nos ensinou a amar a todos, essa é a minha crença”, questionou uma pessoa. Já outros demonstraram visões diferentes. “Eu acho que é uma iniciativa muito bem-vinda. Obrigada por isso, é necessário”.

Publicidade

Foto: Divulgação/Catedral Anglicana de St. Albans


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cameron Diaz reflete sobre fama e diz que abandonou carreira para se sentir em paz