Ciência

China eleva alerta após caso de peste bubônica; paciente está em quarentena

por: Redação Hypeness

Após a confirmação de um diagnóstico de peste bubônica, autoridades na China aumentaram medidas de segurança sanitária. Foi declarado no país nível três de alerta — que proíbe a caça e consumo de animais que poderiam estar com a praga e pede que as pessoas reportem casos suspeitos às autoridades. 

Causada por uma infecção bacteriana, a peste bubônica foi uma das doenças mais temidas no passado – no século 14, matou cerca de 50 milhões de pessoas na África, Ásia e Europa. A doença ainda é letal, mas hoje é tratada com antibióticos comuns. A peste bubônica é caracterizada por inchaço dos gânglios linfáticos. 

– Do coronavírus a gripe espanhola: as maiores pandemias da humanidade

Costuma ser difícil de se identificar a doença com muita antecedência porque os sintomas — geralmente parecidos com a gripe — costumam aparecer entre três e sete dias depois da infecção. 

No século 14, a peste bubônica matou cer de 50 milhões

– Como o Corona Vírus está transformando as relações humanas

De acordo com relatos de autoridades estatais, o paciente, um camponês da cidade de Bayannur, Mongólia Interior (região autônoma do país), está em quarentena e em condição estável. O novo caso foi reportado no sábado. Ainda não está claro como o paciente poderia ter se infectado.

Uma autoridade da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Ulan Bator, capital da Mongólia, disse à BBC que a carne crua de marmota e os rins do animal são usados como remédio popular no país. O animal é portador da bactéria e está associada aos casos da praga no país. A caça da marmota é ilegal.

– OMS diz que pior está por vir e que pandemia do coronavírus ‘está longe de ter terminado’

A marmota, que tem caça ilegal, pode estar associada com o fenômeno

As autoridades de saúde na China acreditam que, tomando os cuidados necessários, é improvável que a peste bubônica leve a uma nova epidemia.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele descobriu uma senhora de 92 anos vivendo na zona de exclusão de Chernobyl com seu filho