Ciência

Cientistas descobrem microplásticos em frutas e legumes; veja quais são os piores

por: Redação Hypeness

Microplásticos são uma séria preocupação para ativistas ambientais quando se trata do acúmulo do material em rios, mares e oceanos. Agora, uma nova pesquisa realizada na Itália também aponta para a contaminação de frutas, legumes e hortaliças por conta dos minúsculos produtos derivados do petróleo.

Segundo o estudo publicado no periódico científico “Environmental Research“, pequenas partículas de plástico foram encontradas em alimentos como alface, brócolis, batata e pêra. Para os pesquisadores, a causa possivelmente está relacionada à chuva absorvida pelo solo das plantações analisadas.

– Invasão de plástico ameaça ‘berçário’ de peixes e alarma pesquisadores

Maçãs e cenouras são os vegetais que apresentaram maior grau de contaminação

Como detalhado pela “BBC News”, os microplásticos presentes principalmente nos oceanos sobem até as nuvens junto à água evaporada, são precipitados e, em seguida, sugados pelas raízes das plantas.

– Empresa holandesa coleta plásticos dos rios para fabricar parques e produtos

Os cientistas também descobriram que frutas apresentam um nível mais alto de contaminação do que outros vegetais. Eles acham que isso pode acontecer porque as árvores frutíferas são mais antigas e têm raízes maiores e mais profundas. Contudo, cenouras se mostraram altamente contaminadas pelos microplásticos junto às maçãs, também campeãs no quesito vítimas da poluição.

– Glitter natural e biodegradável chega com tudo no Carnaval

Outro estudo publicado na “Nature Sustainability” e produzido por pesquisadores da China e da Holanda mostrou que os microplásticos podem ser absorvidos pelas raízes de alface e de trigo e transportados para as partes comestíveis de cada planta.

Por outro lado (mas não menos preocupante), os responsáveis pela pesquisa disseram que os níveis de microplásticos encontrados em frutas e legumes são ainda inferiores aos descobertos na água de uma garrafa plástica.

Publicidade

Fotos: Unsplash


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jornalista descobre câncer após entrar ao vivo e receber mensagem de telespectador