Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Para quem cresceu ou já nasceu em uma era na qual podemos registrar à perfeição com câmeras portáteis cada pessoa do planeta, é difícil se satisfazer com a noção de que jamais saberemos de fato como era o rosto de diversas figuras históricas. A maioria das pessoas que morreu antes do advento da câmera fotográfica simplesmente não teve sua feição registrada em forma alguma, algumas poucas celebridades ou artistas do passado foram objetos de retratos pintados, e mesmo as primeiras fotografias, deterioradas pelo tempo, hoje sugerem em baixa definição e nenhuma nitidez como era o rosto dessa ou daquela pessoa de outrora – e foi para oferecer luz e definição a tais mistérios que o fotógrafo e artista digital holandês Bas Uterwijk decidiu recriar o rosto de diversas personalidades de antigamente, assim como de personagens que jamais existiram de fato na vida real.
Vincent Van Gogh
O trabalho começou em 2019, a partir da única foto que ainda existe, praticamente destruída pelo tempo, do atirador estadunidense Billy The Kid. O resultado positivo animou Bas, que somou ao seu talento como fotógrafo sua experiência com animação 3D, design e computação gráfica para o trabalho de recriar a feição de tais personalidades que viveram numa época antes da fotografia à precisão.
Billy The Kid
Depois veio Napoleão, em criação que também utiliza inteligência artificial e redes neurais para criar imagens praticamente perfeitas, a partir de bancos de dados de rostos humanos. “Acho que o rosto humano não mudou dramaticamente ao longo de milhares de anos, para além de penteados e maquiagens, as pessoas que viveram antigamente provavelmente se pareciam com a gente”, disse Bas para o site Bored Panda, que reuniu parte de seu trabalho. “Estamos acostumados a ver essas pessoas em estilos distorcidos de artes antigas que existiram antes do advento da fotografia”.
Rembrandt
Desde Napoleão, a lista de “fotografias” de Bas se ampliou para além do impossível – incluindo o pintor Vincent Van Gogh, uma série de múmias recriadas, Davi de Michelangelo (se fosse uma pessoas em carne e osso), Rembrandt, Botticelli, Maquiavel, George Washington, a rainha Elizabeth I e mais – até Frankenstein e a Estátua da Liberdade foram tornados em pessoa e “registrados” em um dos tantos “retratos”de Bas. “Apesar deu ver minhas criações mais como impressões artísticas do que algo cientificamente justificado, em alguns casos os resultados são para mim mais próximos da realidade do que muito método usado em reconstruções faciais até aqui”, disse o artista.
Napoleão
Elizabeth I
Davi, de Michelangelo
Botticelli
Maquiavel
George Washington
Frankenstein
Estátua da Liberdade
Múmia dos Retratos de Faium
Publicidade
Da mesma forma que o Whatsapp transformou a maneira pela qual nos comunicamos nas mais diversas esferas de nosso dia a...
A Apple apostou em uma loja flutante na Marina Bay, em Singapura. O design arrojado da empresa de 2 trilhões de...
A União Europeia aprovou uma legislação que obriga as produtores de smartphones a padronizar as entradas de...
Aos teóricos da conspiração que adoram anunciar um futuro apocalíptico no qual chips serão inseridos em nossas...
A startup chinesa Megvii desenvolveu um aplicativo que pode ajudar a encontrar cães perdidos. A tecnologia funciona...
O lançamento mundial de "Pantera Negra: Wakanda para Sempre" está levando milhares de pessoas aos cinemas do Brasil....
Da mesma forma que um mandato político de sucesso começa na campanha, é também na campanha que começam os...
Houve um tempo em que pensamos que no século 21 as pessoas se alimentariam com pílulas que tivessem todos os...
O impacto que a tecnologia de impressão 3D pode ter ainda é tão vasta que há quem pense que a revolução pode ser...