O cometa Neowise está brilhando para espectadores da Terra desde a semana passada. Embora ele não apareça nos céus brasileiros tanto quanto no hemisfério Norte, alguns fotógrafos sortudos – e talentosos – conseguiram captar o fenômeno. Dá uma olhada:

Registro de Guilherme Campos, no Mato Grosso
– Muralha do Polo Sul: descobriram uma estrutura de galáxias gigante próxima da Via Láctea

Registro de Chico Rasta, no Piauí

Registro de Antônio Arguello no Mato Grosso do Sul
– Campo magnético da Terra está mudando mais rápido que se sabia; entenda

Registro de Abreu Mubarac, em Roraima
A olho nu, o Neowise parece apenas uma estrela mais borrada, uma manchinha nebulosa no céu, mas estando no lugar certo, na hora certa, é possível identificá-lo. É preciso estar em um ponto com o horizonte limpo, mais elevado e sem poluição atmosférica ou luminosa. E saber exatamente para onde olhar.
De acordo com as previsões, o Neowise será potencialmente visível no Brasil até a próxima quinta-feira (30). Vai se preparando para não perder! Apenas em cidades longe dos centros urbanos, de preferência mais ao Norte do país, talvez seja possível observá-lo sem ajuda de aparatos.
– A história do primeiro cometa ‘alienígena’ identificado no sistema solar
Um software ou app de observação dos céus (como o Skywalk, Starchart ou Stellarium) pode te ajudar a encontrar essa posição. Como o cometa não está tão brilhante, um binóculo astronômico ou de longo alcance é um grande aliado —com especificações 7×50 ou 10×50 (ampliação x diâmetro da lente), pelo menos.