Viagem

Como as pessoas de 1900 imaginavam que estaríamos viajando em 2020

por: Redação Hypeness

Nos últimos 120 anos, a percepção de como o futuro seria mudou bastante. Antes de chegarmos a 2020, muito se pensou sobre as tecnologias que haveríamos de ter quando esse ano chegasse: carros voadores? Teletransporte? Expedições à Marte? A companhia de seguros australiana Budget Direct refletiu sobre essas ideias e criou cinco ilustrações mostrando como as pessoas do século XX imaginavam que o século XXI seria no que se refere a transportes e viagens.

O projeto levou três meses para ficar pronto. Primeiro, os grupos criativos da companhia se reuniram para refletir e pesquisar sobre onde as pessoas que viveram há 100 anos imaginariam que nós estivéssemos. A partir disso, vieram as ideias de “turismo futurista que nunca aconteceram”. O resultado rendeu cinco meios de transporte que ainda não existem, mas se imaginava que existiriam em 2020.

Ônibus subaquático de turismo (1932)

O ônibus subaquático imaginado em 1932.

Um inventor de Nice, no sul da França, imaginava que alguns ônibus de turismo já estariam mergulhando para debaixo d’água quando 2020 chegasse. O ônibus subaquático imaginado por ele deslizaria pelas profundezas de rios, lagos e, quem sabe, até mares sobre esteiras. Se qualquer problema acontecesse com as engrenagens, uma barra de segurança liberaria a cápsula dos passageiros para retornar à superfície. 

Nossos ônibus ainda não são equipados com essa tecnologia, mas alguém precisa voltar no tempo e contar a ele que existem veículos equipados com wi-fi e hotéis de luxo com quartos subaquáticos disponíveis.

A van anfíbia de uso familiar (1947)

Van anfíbia seria ideal para passeios familiares.

Depois de se impressionar com veículos anfíbios utilizados na Segunda Guerra Mundial, o designer Robert Zeidman imaginou as viagens em família sendo facilitadas por vans que pudessem entrar e sair da água sem dificuldade. 

A cabine teria cerca de 10 metros de comprimento e a possibilidade de se abrir em certas partes para a prática de pesca ou até mesmo para transformar o carro em uma espécie de bar. Seria algo como um trailer de camping moderno. Na época, Zeidman, um veterano das forças armadas, ouviu conselhos para aprimorar o veículo e torná-lo menos militar.

Casa de praia do futuro (1957)

Talvez essa invenção seja a mais próxima de algo que já existe. A casa futurista, totalmente envidraçada, imaginada por James R. Powers, um funcionário da Ford, em 1957, tem um deque subaquático e “garagem” para carros voadores e hidroaviões modernos.

Casa de praia imaginada para 2020 é toda envidraçada e tem espaço para carro voador.

Navio de cruzeiro cross-country (1957)

Em 1957, o ilustrador Frank Tinsley desenhou uma embarcação-cruzeiro para a revista Mechanix Illustrated. A ideia era desenvolver um meio de transporte anfíbio capaz de navegar e lidar com qualquer tipo de terreno.

Navio de cruzeiro cross-country.

Férias na colônia espacial (1977)

Rick Guidice foi contratado em 1970 para ilustrar os relatórios da Nasa sobre possíveis colonias extra-terrestres. Como seria passar viver em Marte? Como ficaríamos se pudéssemos passar algum tempo em outro planeta?

A ideia era retratar onde astronautas viveriam enquanto estivessem em missões fora da Terra. O resultado rendeu imagens com bastante vegetação, casas flutuantes e mochilas voadoras. 

 

A representação para como seriam as colonias espaciais.

Publicidade

Fotos: Divulgação/Budget Direct


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Conheça a aparência original da Estátua da Liberdade antes de oxidar