Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
E se uma de nossas sondas enviadas ao espaço sideral fossem encontradas por extraterrestres? Como eles poderiam entender de onde veio aquele objeto e quem foi responsável pela sua construção? Foi nisso que Carl Sagan e Frank Drake pensaram ao desenvolver a ‘Placa Pioneer’, um dos maiores marcos da exploração espacial durante o período da Guerra Fria. Com informações da BBC Brasil.
Depois do lançamento da missão Apollo que fez o ser humano pisar na Lua em 1969, a NASA estava pensando em dar um passo maior na corrida espacial. A sonda ‘Pioneer 10’ foi planejada e seria enviada em direção a Júpiter. Seus objetivos eram explorar o meio interplanetário para além da órbita de Marte, investigar a cintura de asteroides e verificar os perigos que esta representa para as sondas nas missões para além da órbita de Marte, e explorar o sistema de Júpiter. Após ultrapassar Júpiter, a Pioneer 10 seguiria seu rumo para além do planeta e rumo ao infinito.
– Estas são as melhores fotos de 7 anos de expedição da Nasa em Marte
As informações da placa de ouro da Voyage devem ser reconhecidas por civilizações intergaláticas
Sagan acreditava que seria importante colocar algum tipo de informação de origem sobre os seres que desenvolveram a sonda no equipamento. Por isso, as ‘Placas Pioneer’ foram desenvolvidas: sem utilização de linguagem humana, elas demonstram a localização do sistema solar no meio do Universo com um código de aproximação binária. Além disso, eles inseriram a imagem de dois seres humanos, um de cada sexo biológico, para representar os seres que o emitiram. As placas seriam de ouro para que não fossem danificadas ao longo do trajeto.
A NASA não gostou muito da ideia, especialmente porque a primeira ideia não parecia realmente factível (desenvolver uma linguagem simples e de fato universal para os extraterrestres). Quando Sagan e Drake finalmente conseguiram estabelecer a posição do sol através dos pulsares, a artista Linda Salzman Sagan desenhou dois seres humanos. A mão estendida do homem quer dizer boa vontade – e também informa dez dedos e um polegar opositor. A altura da mulher está descrita em comparação com o tamanho da nave (formas geométricas atrás dos humanos).
“Queria que cada figura tivesse traços raciais diferentes. A mulher tem olhos muito amendoados e cabelos lisos. Fiz o homem com cabelos encaracolados e nariz achatado, para que eles fossem multiculturais. Como ia vesti-los? Em trajes tribais? Em roupas de alta costura? Não, decidimos deixá-los nus”, contou a artista à BBC.
A sociedade puritana da época ficou assustada com a imagem do homem nu. Linda ainda havia ocultado a genitália da mulher por considerar que o público e a NASA não iriam reagir bem a uma vagina rodando o espaço (sem problemas para o pênis, aparentemente).
“Lembro-me de ter sido convidado para um programa nacional de televisão pela manhã no Canadá e, quando terminei de descrever a placa, olhei em volta e todos ficaram horrorizados. Perguntei e eles responderam: ‘Vamos ser todos demitidos.’ É a primeira vez que um humano nu é exibido na televisão canadense e isso é proibido!”, completou.
Tem mais, um diagrama da posição dos planetas no nosso sistema foi incluído na parte inferior do mapa para facilitar a localização quando chegarem os visitantes. A imagem de um átomo de hidrogênio também foi adicionada à placa porque se acreditou que as civilizações teriam domínio do elemento mais presente no universo.
Hoje, a Pioneer 10 já está bem distante do Sol, mas longe de sair do Sistema Solar (vai demorar uns 50 mil anos para chegar à Nuvem de Oort, ponto final de influência gravitacional e eletromagnética do Sol). A Pioneer 11, lançada posteriormente, também contém a mesma placa, mas segue para outra direção do espaço.
Publicidade
Um novo estudo observando os impactos posteriores dos casos mais graves de Covid-19 sobre a saúde concluiu que os...
A última erupção do Anak Krakatoa, que ocorreu na madrugada de sexta para sábado (11), acendeu um alerta vermelho...
Poucas alegrias na vida são tão sinceras quanto a de um cachorrinho que fica feliz ao te ver. Ser recebido em casa...
Ainda que as mudanças climáticas provocadas pela ação humana sejam comprovadas por toda a comunidade científica e...
Em seus 4,5 bilhões de anos de vida, a Terra sempre esteve em constante mudança. Uma das mais conhecidas é a...
Pela primeira vez na história um furação foi detectado na alta atmosfera, camada superior da atmosfera terrestre –...
Comida de hospital costuma ser quase tão ruim quanto os sintomas que levam alguém a ter de passar um tempo internado...
Em um incrível trabalho de escavação marítima uma expedição de arqueólogos do Instituto Europeu de Arqueologia...
O mal que a carne provoca ao nosso coração é proporcional à velocidade do bem à nossa saúde que deixar de comer...