Inspiração

Como uma das maiores favelas da Ásia controlou o coronavírus?

por: Redação Hypeness

Mumbai é a maior cidade da Índia e acumula o maior número de casos de coronavírus do país asiático. Enquanto a cidade vê seus leitos de hospital serem tomados, a favela de Dharavi, uma das maiores do continente com mais de um milhão de habitantes, tem mantido números controlados de infecções e mortes: dois mil e 79, respectivamente. Como uma das regiões mais pobres do epicentro da pandemia na Índia conseguiu isso?

Logo que os contágios começaram, uma equipe de 2.450 agentes sanitários foram direcionados para Dharavi — você deve conhecer a favela se já viu o filme “Quem Quer Ser um Milionário?”. A tarefa da equipe era ir de porta em porta todas as manhãs para testar a população. Cerca de 47,5 mil pessoas fizeram o exame. Quando o primeiro resultado positivo saiu, as forças-tarefas identificaram quais áreas da favela deveriam ser isoladas com base nas pessoas com quem a vítima, que viria a morrer mais tarde, havia se encontrado.

Equipe testa moradores de Dharavi, em Mumbai, na Índia.

As equipes responsáveis por coordenar a ação também faziam um trabalho de conscientização. Parte da população não entendia o que estava acontecendo e tinha noções erradas do que deveria ser feito. “Nós explicamos para eles que não era um crime se o teste desse positivo”, contou o médico Anil Pachanekar, envolvido na operação, ao “LA Times”.

Foi necessário conscientizar as pessoas sobre a importância de estar atento aos sintomas e de recorrer a um consultório médico em casos específicos. Quando as clínicas do bairro foram autorizadas a reabrir, os esforços se mostraram efetivos pois as pessoas passaram a procurar pontos de testagem. 

A atuação do governo local também garantiu que prédios públicos, escolas e centros comunitários fossem transformados em abrigos com alimentos e medicamentos. No mês de junho, Dharavi registrou menos de 20 mortes e o método usado para conter o coronavírus na localidade tem se comprovado cada dia mais eficaz. 

 

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jessica Cox, a história inspiradora da primeira piloto de avião sem braços