Ciência

Coronavírus é responsável por queda considerável de fumantes no Reino Unido, revela pesquisa

27 • 07 • 2020 às 10:12 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

O mundo já não é mesmo por conta da pandemia da Covid-19, e pelo visto tais mudanças serão permanentes e não se restringirão ao convívio, ao coletivo ou à nossa higiene. É o que indica uma nova pesquisa, realizada no Reino Unido, por uma organização que denuncia os males provocados pelo tabagismo: segundo o levantamento, o novo coronavírus já levou mais de um milhão de pessoas britânicas a deixarem de fumar. Cerca de 41% dos entrevistados afirmaram ter largado o cigarro por conta da pandemia.

© Shutterstock

Outro levantamento complementar, realizado mensalmente pela University College London (UCL) concluiu que esse é o maior número já registrado de pessoas que largaram o hábito de fumar desde o início das pesquisas, em 2007. Entre 15 de abril e 20 de junho, 10 mil pessoas foram entrevistadas por uma empresa de pequisa a pedido da Organização Action on Smoking – a partir da amostra uma estimativa foi calculada para o resto do país, como uma boa notícia diante do horror da pandemia, já que fumantes correm maior risco de desenvolverem sintomas mais graves da Covid-19.

© Pxhere

Trata-se de um número realmente considerável, se o colocarmos na perspectiva de que até 2019 a estimativa era de que 7 milhões de pessoas no Reino Unido eram fumantes. E a motivação, segundo consta, é a preocupação com a saúde, mas não somente: as medidas de quarentena e isolamento tornaram mais difícil o acesso ao cigarro, e da mesma forma a crise econômica fez o custo do hábito pesar ainda mais no bolso da população fumante. O bom resultado, porém, ainda não altera o quadro maior do país: enquanto um milhão de pessoas largou o cigarro, um número cinco vezes maior de habitantes seguem fumando no Reino Unido.

© Freepik

Publicidade

Canais Especiais Hypeness