Diversidade

E-book com conteúdos antirracistas é oferecido gratuitamente para educadores e crianças

por: Vitor Paiva

Ampliar a prática de uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos, a fim de construir efetivamente um futuro diferente a partir da escola e das crianças é o objetivo da Piraporiando, uma EdTech que publica obras literárias que fomentem projetos educativos para tal fim. E para começar a trilha desse futuro melhor, nenhum ponto de partida é mais claro do que um livro – e a editora preparou um e-book cujo o título deixa claro seu sentido: “Conteúdos Antirracistas para crianças e educadores” traz material para que todos possam se engajar na mais importante luta pela igualdade – e desde pequeno.

A ideia é integrar todos à luta negra, para que as pessoas brancas reconheçam seus privilégios e, assim , possam fazer parte do combate ao racismo e da luta por uma educação antirracista. “Este não é um conteúdo direcionado apenas a crianças e adultos negros. Este conteúdo é direcionado a todos e todas que acreditam na necessidade de termos uma educação antirracista”, diz a apresentação do livro. O material do projeto é dividido em 4 categorias: 10 obras literárias afro-brasileiras para crianças, 6 referências de projetos de educação antirracista para sua casa e escola, 10 vídeos para educadores sobre educação antirracista, e 10 filmes/clipes para crianças que celebram a cultura afro-brasileira.

Trata-se, portanto, de reunião de material multidisciplinar e multimídia, e que pode ser utilizada como ponto de partida não só em escolas e iniciativas pedagógicas formais, mas também em nossas casas e diretamente com nossas crianças. Quem assina o projeto de “Conteúdos Antirracistas para crianças e educadores” é a escritora de literatura infantil e educadora Janine Rodrigues, também fundadora da Piraporando – Educação para diversidade. Para baixar o livro é preciso preencher um formulário aqui – e começar um futuro melhor.

Publicidade

© fotos: reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Negras, trans e mulheres: diversidade desafia preconceito e protagoniza eleições