Ciência

Emirados Árabes Unidos enviam primeira missão espacial com destino a Marte

por: Redação Hypeness

Na última segunda-feira (20), os Emirados Árabes Unidos enviaram a primeira missão do país ao espaço, com destino a Marte. Prevista para chegar ao planeta vermelho em fevereiro de 2021, a iniciativa foi batizada de Al-Amal (Esperança, em tradução livre) e é também pioneira como a primeira missão interplanetária de uma nação árabe.

De acordo com informações do site americano “The Verge“, o acontecimento é produto de seis anos de estudos de cientistas emiradenses e tem o intuito de investigar a atmosfera e o clima marcianos. Enviada a partir de solo japonês, a missão foi planejada para aproveitar o período especial de maior proximidade entre Terra e Marte, que acontece apenas de dois em dois anos.

– Os Emirados Árabes Unidos estão planejando construir uma mini-cidade em Marte nos próximos 100 anos

Assim como a Al-Amal, missões com destino a Marte programadas pelos Estados Unidos e pela China devem ser lançadas até o final de julho para também fazer proveito do momento astronômico entre ambos os planetas.

– Arquitetos dos Emirados Árabes apostam em cimento feito à base de sal para construções mais sustentáveis

Para a agência espacial dos Emirados Árabes Unidos foi de extrema importância aproveitar a oportunidade de lançamento da sonda durante esta janela temporal. Em dezembro de 2021, o país comemora 50 anos de unificação e será um enorme presente prestigiar o sucesso da missão poucos meses antes da data.

Passo a passo do percurso da missão Al-Amal até Marte

– Maior fazenda solar do mundo é inaugurada nos Emirados Árabes Unidos

Passo importante para a tecnologia astronômica dos EAU, a jornada de pesquisa que levou ao até o projeto final da missão exigiu bastante dedicação. Antes, a agência espacial do país focava na produção e envio de satélites que orbitavam e recolhiam dados apenas sobre a Terra.

“Havia muito o que aprender”, diz Omran Sharaf, gerente de projetos da Emirates Mars Mission, em entrevista ao site “The Verge”. Em operação há 14 anos, a agência espacial dos Emirados Árabes fez parcerias com instituições acadêmicas dos Estados Unidos para concluir o trabalho a tempo. “O problema é que não queríamos começar do zero; tivemos que aprender com os outros.”

Publicidade

Foto: Divulgação/United Arab Emirates Space Agency


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Jejum intermitente funciona? Este estudo indica que não