Fotografia

Ensaio mostra pobreza da classe trabalhadora de Glasgow na era Margaret Thatcher

por: Redação Hypeness

O francês Raymond Depardon é um fotógrafo renomado que, em 1980, foi contratado por um jornal britânico para uma cobertura jornalística em Glasgow, na Escócia, sem saber nada da cidade e nem do idioma. Eram tempos do governo Thatcher e o desemprego começava a subir quando ele realizou um ensaio fotográfico pelas ruas dos bairros mais pobres, registrando o dia a dia das pessoas. O resultado rendeu uma série de fotos que retratam com poesia a vida na época. 

Aos 77 anos, Raymond é um profissional renomado. Ele já cobriu a guerra na Algéria e a atuação de integrantes da Frente de Libertação Nacional do Chade, na África. O fotógrafo trabalhava na Magnum, agência de fotografia criada por Robert Capa (1913-1954) e Henri Cartier-Bresson (1908-2004) no fim dos anos 1940 em Paris, na França.

O fotógrafo Raymond Depardon, no festival de Cannes, em 2017.

As imagens feitas em Glasgow nunca foram publicadas e ficaram guardadas em uma caixa por mais de 30 anos até serem publicados em um livro, lançado em 2016. 

Eu fiz duas viagens separadas que duraram dez dias. Os primeiros personagens que eu encontrei foram algumas crianças que me pegaram pela mão e me levaram para conhecer o lugar em que eles brincavam. Naquela época, era permitido fotografar crianças. Nós não conseguimos nos entender muito bem, mas isso não foi um problema. Nós não precisávamos de palavras para nos comunicarmos”, contou Raymond, em entrevista à “Vice”.

Veja alguns registros de “Glasgow”:

Publicidade

Fotos: Divulgação/Raymond Depardon


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As mais engraçadas fotos da vida selvagem de 2020 no Comedy Wildlife Photography Awards