Design

Essa mesa de café em forma de besouro é o móvel mais legal que você já viu

por: Vitor Paiva

As melhores ideias para o design e o desenvolvimento de projetos e desenhos preciosos vêm da arguta observação dos artistas dos traços – e nada pode oferecer mais inspiração para os designers do que a natureza. Das árvores aos animais, passando pelas montanhas, os oceanos, rochas, conchas e folhas, cada detalhe natural é um verdadeiro exemplo dos mais perfeitos projetos de design – e isso inclui, é claro, os insetos. De forma delicada, divertida e funcional o estudante de design indiano Radhika Dhumal voltou seu olhar aos besouros para desenhar uma charmosa e preciosa mesa de centro.

Em entrevista ao site My Modern Met, Dhumal explicou o processo quase aleatório e associativo de seu processo criativo até encontrar os primeiros passos do projeto da mesinha de centro – que viria a ser batizada de Elytra. “O design da mesa começou de uma folha branca de papel e uma série intensiva de rabiscos, e ao fim desse processo, percebi que um dos desenhos lembrava o abrir de asas de um besouro”, disse Dhumal.

A partir de tal percepção ele decidiu desenvolver uma mesa “dinâmica e biomimética” com duas “asas” de vidro que se abrem e expandem sua superfície, reproduzindo o movimento do inseto.

O detalhe que não poderia faltar para o design perfeito em alusão ao besouro eram as patas – e elas estão na Elytra em seus pés de paliteiro, que se juntam ao corpo curvo para formar o desenho preciso. “Como designer, foi uma decisão intuitiva seguir com esse conceito já que acredito realmente que os melhores desenhos estão na natureza”.

Publicidade

© fotos: Radhika Dhumal


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Novo normal: designer sugere solução para jantar fora de casa pós-pandemia