Sustentabilidade

Este pequeno ecossistema permite cultivar hortaliças e criar peixes ao mesmo tempo

31 • 07 • 2020 às 17:44 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Na natureza, um sistema ajuda o outro, e cada ser vivo sustenta, de uma forma ou de outra, o próximo – seja uma árvore, um peixe, um fungo, um arbusto. É a partir dessa premissa que o sistema conhecido com aquaponia funciona: aliando aquicultura com hidroponia, trata-se do cultivo de hortaliças sem terra junto do cultivo de organismos aquáticos, ou, em resumo, um sistema que permite a produção de peixes, hortaliças e frutas simultânea e integradamente, de forma rica e saudável, sem agrotóxicos.

© Divulgação

Na aquaponia, os resíduos dos peixes são reutilizados como como nutrientes para o desenvolvimento dos vegetais, utilizando a recirculação da água, encaminhando a água dos peixes para para as unidades das hortaliças e frutas – e, em seguida, retornando para os peixes, como um ciclo natural e completo. Assim, o sistema realiza o máximo de aproveitamento de recursos naturais, com o menor impacto possível à natureza – nada se perde, nada é liberado para fora do sistema. E não só: o sistema pode ajudar o combate ao desperdício de água – reduzido em 90% para esse tipo de cultivo – e ainda ajudar a amenizar ao menos o quadro internacional de fome.

Ilustrações, acima e abaixo, de como funciona o sistema © FAO

Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a aquaponia é uma atividade que oferece imenso potencial contra a fome em todo mundo, como um sistema capaz de ser praticado nas periferias, produzir alimentos sem grandes custos, de forma saudável para quem os consome e para o planeta. Trata-se de um sistema capaz de ser desenvolvido em grandes escalas, empresas e edifícios, mas também em residências e escolas – como uma oportunidade para o ensino de biologia, matemática e outras diversas disciplinas, diante do tanque de peixes e do cultivo de hortaliças sem agrotóxico, feito uma pequena porém pungente metáfora do que é a natureza como um todo.

Exemplo de um pequeno sistema aquapônico © Feel Healthy

Publicidade

Canais Especiais Hypeness