Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Apesar de a causa feminista não estar diretamente ligada às recentes críticas ao youtuber e empresário Felipe Neto, de 32 anos, o principal lema do movimento resume bem a questão do debate atual no Twitter do influenciador: “O pessoal é político”. Questionado sobre a possível conotação gordofóbica de um tuíte publicado na última segunda-feira (29) em seu perfil na rede social, o comunicador gerou debates sobre os limites entre a zoação a si próprio e o que pode contribuir para a manutenção de opressões a minorias sociais.
Ao brincar com duas fotos em que compara a aparência antes e depois da quarentena, Felipe pensou estar zombando apenas do próprio corpo, que aparece menos magro na segunda foto. Contudo, a publicação deu margem a diversos comentários gordofóbicos, como se o corpo de pessoas gordas fosse sempre pior, menos bonito e menos atraente do que um corpo magro.
– Porta dos Fundos faz live no Instagram e Porchat pede desculpas por vídeo gordofóbico
Antes da quarentena / durante a quarentena pic.twitter.com/KQ9zEtkHeG
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) June 29, 2020
Em resposta ao primeiro tuíte, o influenciador também adicionou: “Só pra deixar claro que a Bruna [namorada de Felipe] continua comigo e diz que eu to gostoso.” A publicação recebeu uma série de comentários que apontaram os motivos de o post ser considerado gordofóbico por fortalecer o estereótipo da não-beleza de quem não se encaixa em padrões estéticos de magreza.
– Magreza de Adele revela gordofobia escondida em comentários elogiosos
Em seguida, Felipe fez mais uma publicação sobre o ocorrido, rebatendo as críticas de quem o recriminou pelo posicionamento. O youtuber argumentou que, como “macho branco hétero” poderia ser zoado pela aparência, sem problemas.
E quem veio falar merda de “ain num pode zoar aparência” de um carai de um macho branco hétero, q vá pa casa do cacete. Cês tão perdendo a noção maneiro.
Aliás meus próprios seguidores já começaram a zoeira. pic.twitter.com/ytaeb7mrqj
— Felipe Neto ??? (@felipeneto) June 29, 2020
Ainda em desacordo com as atitudes de Felipe, usuários do Twitter, como a ativista e graduanda em Pedagogia pela USP Tati Nefertari, tentaram explicar o teor problemático das publicações. “Felipe, o problema disso tudo é que dá margem pra comentários e ataques gordofóbicos”, escreveu Tati. “E nem dá pra tratar no campo do indivíduo. Se você dá margem pra te zoarem porque você engordou, você normaliza que pessoas acima do peso sejam motivos de piadas e zoação.”
Felipe, o problema disso tudo é que da margem pra comentários e ataques gordofobicos.
O fato da pessoa engordar não deveria ser usado como "zoeira". E vc com tanto alcance poderia se ligar nisso. Tem pessoas nessa rede aqui q produz conteúdo sobre gordofobia q seria legal seguir
— Tati Nefertari (@TatiNefertari) June 29, 2020
Geralmente aberto a críticas e a sugestões de como parar de contribuir para opressões cotidianas, Felipe Neto conversou com a futura pedagoga pelas respostas do tuíte, prometeu ler mais sobre o assunto e comentou sobre uma recente mudança de atitude positiva que teve em relação à gordofobia. Contudo, o empresário não pediu desculpas nem apagou a publicação, que já soma mais de 52 mil curtidas no Twitter.
Por conta de um caso recente de gordofobia no canal de humor Porta dos Fundos, a criadora de conteúdo Bianca Barroca cobrou posicionamento e mudança de atitude por parte da marca.
Em vídeo-resposta em seu perfil no Instagram, a influenciadora questionou sobre os estereótipos relacionados a hábitos não-condizentes com um estilo de vida saudável serem associados ao protagonista gordo da esquete “Teste de Covid“.
Convidada pelo ator, apresentador e membro da equipe do Porta, Fábio Porchat, para uma live conjunta no Instagram, Bianca debateu a questão com o porta-voz, que admitiu o erro da marca e pediu desculpas.
O vídeo problemático foi refeito, desta vez, com um ator magro como protagonista, e o anterior, apagado.
Bianca Barroca cria conteúdo para o Instagram e é ativista contra a gordofobia
Publicidade
O incêndio do Museu Nacional, aos poucos, revela pequenas histórias de pessoas que mesmo atravessando um momento...
Durante as manifestações pró-Jair Bolsonaro nos últimos dois domingos, uma bandeira vermelha e preta com símbolos...
Um dos mais recorrentes argumentos dentre os que são contra a legalização da maconha e advogam sobre os males de seu...
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (20) que parte das presidiárias que...
Um homem negro confundido com bandido e morto pela Polícia Militar do Rio Grande do Sul. Júlio César Melo Pinto foi...
Desde que o Brasil é o Brasil que por aqui algum tipo de censura vigora, em maior ou menor intensidade, especialmente...
A Orthopride, empresa de ortodontia, rompeu contrato de patrocínio com o Santos Futebol Clube. A decisão foi motivada...
O apóstolo Valdemiro Santiago perdeu o irmão para a covid-19. O bispo Vanderley Santiago, de 53 anos, morreu em São...
Mais um caso de agressão. Mais um professor traumatizado. “Não quero mais dar aula”, lamenta Paulo Rafael...