Debate

Garotinha de 7 anos levantando pesos impressionantes gera debate nas redes

por: Vitor Paiva

Toda vez que uma criança viraliza em vídeo ou se torna célebre, em esforço costumeiro dos pais pela popularização do filho ou filha, o debate sobre a exposição infantil se reacende. O caso de Brodie Bowen é, porém, ainda mais complexo e contundente: aos 7 anos ela se tornou sensação nas redes por sua força física – e sua capacidade enquanto halterofilista. Sim, a pequena, filha de dois atletas do levantamento de peso, vem viralizando nas redes levantando pesos impressionantes, ainda mais para seu tamanho diminuto.

Filha de Jes e Jordan Bowen, dois influencers e halterofilistas do instagram, os vídeos mostram Brodie carregando pesos de mais de 43 kg, e fazendo agachamentos com pesos que até mesmo adultos teriam dificuldades. A dedicação e paixão da pequena é louvável, mas enquanto muita gente celebra a força e o comprometimento de Brodie, muita gente questiona o efeito, tanto da exposição quanto dos exercícios propriamente, para a saúde da criança.

Brodie com sua mãe

Um único vídeo com os exercícios da filha foi visto por 17,7 milhões de pessoas no Instagram – e o debate foi tão intenso quanto a louca capacidade da pequena de levantar pesos.

Muitos comentavam sobre o possível efeito prejudicial a longo prazo do trabalho com halteres em uma criança, outros celebravam a capacidade e a dedicação, e outros debatiam a própria exposição – o efeito sobre a saúde mental de Brodie, que desde os 5 anos vem chamando atenção nas redes com seu trabalho junto dos pais levantando pesos.

O dilema sobre as crianças e o esporte não é novo e não se restringe à Brodie, mas se trata de fenômeno singular, complexo e potencialmente pesado, como os próprios pesos com que a pequena trabalha.

Publicidade

© fotos: Instagram


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Nathalia Dill diz que educação da filha vai ser baseada no feminismo e pai ‘não será um ajudante’