Arte

Gilberto Gil inspira hashtag no Instagram com artes visuais do Brasil inteiro

por: Redação Hypeness

Desde 2014, a hashtag #IlustraGil reúne obras de arte visuais inspiradas em Gilberto Gil e postadas no Instagram. Mais de 800 publicações com ilustrações, caricaturas, pinturas, colagens, desenhos e trechos de músicas baseados na imagem e no repertório do cantor baiano estão distribuídas dentro da pequena seção da rede social — e é uma mais linda que a outra.

– As vanguardas de Gilberto Gil: 78 anos de quem sempre esteve à frente de seu tempo

View this post on Instagram

Aganju Xangô Alapalá 🔥#ilustragil

A post shared by Duardo (@duardocosta) on

Com 78 anos completos em 2020, Gil é conhecido como um dos fundadores do movimento tropicalista — que, entre outras frentes, defendia a ousadia da arte brasileira; a antropofagia de mastigar o que for estrangeiro, engolir e cuspir o nacional, com apenas as referências necessárias — e como um dos cânones da música popular brasileira.

– Gilberto Gil e Jorge Ben Jor voltam a gravar juntos, 44 anos depois de disco histórico

Referência musical para diversos artistas posteriores, Gil faz questão de exaltar a ancestralidade africana e de celebrar elementos afrofuturistas. Com roupas multicoloridas e repertório plural, o músico fez história já na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. Na ocasião e em tantas outras, Gil mostrou a potência e a riqueza cultural da negritude do país.

– Gilberto Gil diz que ‘Deus é invenção do homem’ em papo profundo sobre a vida

Rei das cores, maestro das diferentes camadas sonoras e fonte de inspiração para gerações passadas, presentes e futuras, não é de espantar que existam tantas formas de arte que nasceram a partir do olhar de fãs e admiradores do trabalho de Gilberto Gil.

Veja algumas das obras marcadas com a hashtag ‘#IlustraGil’ no Instagram:

View this post on Instagram

#caricatura#gilbertogil#cantoresdobrasil #cantormpb

A post shared by Cicero Toledo Cabral (@caricaturas_cicero) on

View this post on Instagram

Uma pequena homenagem atrasada ao meu artista favorito… desde pequena sempre fui apaixonada pela música "A paz", que conheci na voz de Zizi Possi. Gil Luminoso é meu álbum favorito. Fé na festa me faz lembrar um show dele, aqui em Campina Grande que tive a felicidade de ir e, ano passado, fiz um bate e volta pra Salvador só para vê-lo cantando OK OK OK. Enfim, viva 78 anos de @gilbertogil! Como diria @robertasaoficial, se eu quiser falar com Deus, eu ouço Gil ♥️ #ilustragil #illustrationartists #illustrationoftheday #aquarela #aquarelart #watercolor #watercolorpainting #watercolorillustration #watercolour_gallery #gilbertogil @floragil_ @naragil @pretagil @mariagil76 @josegilm @belagil @naragil @bemgil #watercolor_daily #watercolorillustration #watercolorartist #watercolor_art #watercolor_painting

A post shared by Jade Carneiro (@jade.carneiro) on

Publicidade

Fotos: Reprodução Instagram/#IlustraGil


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
As polêmicas e controvérsias por trás de ‘O Juízo final”, de Michelangelo