Tecnologia

Google desenha touchpad para controlar smartphone com as mãos

por: Vitor Paiva

Aos teóricos da conspiração que adoram anunciar um futuro apocalíptico no qual chips serão inseridos em nossas peles, eis um prato cheio: o mais novo passo tecnológico ao futuro anunciado pelo Google é uma espécie de ‘smart tattoo‘ – uma tatuagem inteligente capaz de transformar nossa pele em um touchpad.

Em suma, através da tatuagem smart poderemos controlar aparelhos literalmente com nosso corpo – e assim o toque na pele passa a ganhar sentidos muito mais amplos que o usual. Batizado como SkinMarks, o projeto vem sendo desenvolvido desde 2017 por pesquisadores alemães da Universidade de Sarre com apoio do Google.

Google desenha touchpad para controlar smartphone com as mãos

O princípio é uma tinta condutora selada termicamente em um papel de tatuagem para ser marcada no corpo – com isso, sem precisar olhar para o dispositivo, somente através do toque sobre o desenho, o usuário poderá controlar um aparelho.

O resultado extraordinário parte, no entanto, de um princípio simples: a inserção de sensores no corpo que permitem o acesso e o controle dos aparelhos pelo toque na pele.

Google desenha touchpad para controlar smartphone com as mãos

O processo de uso, passo-a-passo, do SkinMarks

Segundo consta, o objetivo do projeto é tornar a conexão aos dispositivos um processo ainda mais natural, e para isso os sensores deverão ser aplicados em partes curvas e articuladas da pele, como na lateral dos dedos – mas a tatuagem poderá também ser ‘instalada‘ sobre superfícies irregulares ou partes ósseas do corpo.

A pesquisa do SkinMarks não necessariamente resultará, no entanto, em um produto propriamente – muitos dos investimentos do tipo pela empresa buscam financiar uma pesquisa e um processo que poderá ser utilizado ou mesmo gerar tendências e novas tecnologias, para além de sua aplicação comercial.

Google desenha touchpad para controlar smartphone com as mãos

Publicidade

© fotos: Google/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.


X
Próxima notícia Hypeness:
Como escolher e comprar o notebook perfeito nesta Black Friday