Diversidade

Implicantes: criadores negros desenvolvem cerveja que combate o racismo já no rótulo

por: Redação Hypeness

A primeira fábrica cervejeira negra do Brasil precisa da sua ajuda. Batizada com o nome de Implicantes, a empresa do Rio Grande do Sul é uma iniciativa de empreendedorismo preto fundada pelos irmãos Diego e Daniel Dias a partir do interesse dos dois por cerveja artesanal e da pouca representatividade negra no setor. Devido à diminuição da demanda dos produtos durante a pandemia de coronavírus, a iniciativa abriu um financiamento coletivo para continuar existindo e conseguir ampliar a produção.

Com a proposta de resgatar a ancestralidade do povo negro através de figuras históricas brasileiras, como o poeta Luiz Gama (1830 – 1882) e a romancista Maria Firmina dos Reis (1825 – 1917), os rótulos de cada cerveja da marca gaúcha apresentam design único para preservar e valorizar a memória e o legado dos importantes nomes escolhidos como estampas para latas e garrafas.

– ‘Drink para a senhora?’ Heineken debate machismo ligado às bebidas em campanha

Rótulo, design e nome são exemplos da missão antirracista da cervejaria Implicantes

Após cerca de dois anos no mercado, os Implicantes já enfrentaram dificuldades que vão desde o fechamento da sede física por conta do posicionamento social antirracista da cervejaria até negativas de empréstimos em instituições financeiras.

– Marca de cerveja coloca fotos de cães sem lar nas latas para que sejam adotados

“Implicantes” porque se impõem frente ao status quo da hegemonia branca, Diego e Daniel começaram a produção dentro de casa e pensaram a identidade visual da marca de forma a subverter as comuns imagens caricatas e termos pejorativos relacionados a pessoas negras em embalagens de cervejas.

View this post on Instagram

“Em nós, até a cor é um defeito. Um imperdoável mal de nascença, o estigma de um crime. Mas nossos críticos se esquecem que essa cor, é a origem da riqueza de milhares de ladrões que nos insultam; que essa cor convencional da escravidão tão semelhante à da terra, abriga sob sua superfície escura, vulcões, onde arde o fogo sagrado da liberdade.” . Luís Gonzaga Pinto da Gama foi um rábula, orador, jornalista, escritor brasileiro, Patrono da Abolição da Escravidão do Brasil e o primeiro rótulo da IMPLICANTES. 🍺😸✊🏾 . 🤱🏿21/06/1830 🌟24/08/1882 . #luisgama #implicantesmc #hjvouimplicar #hojevouimplicar #cervejaartesanal #fodaseoracismo #fodaseopreconceito #cerveja #cervejaartesanal #cervejaria #beer #craftbeer #growler #growlerpet #chope #chopp #chopedelivery #choppdelivery #chopeira #barris #barrildechope #barrildechopp #teleentrega #afrosoundrs #chamanos #gatopretodasorte

A post shared by Implicantes (@implicantesmc) on

– Cerveja Colorado cria ação para ajudar na proteção de 4 milhões de abelhas

Além da posição política em relação à responsabilidade social associada à pessoa jurídica Implicantes, a fábrica cervejeira também age com ações práticas na promoção de iniciativas de auxílio e fortalecimento de populações negras. Eventos já realizados na cervejaria sempre contam, por exemplo, com a participação de pequenos expositores, sem cobrança de taxas pelo uso do espaço.

Para contribuir com o projeto de financiamento coletivo “IMPLICANTES LADO A LADO – Mantendo o legado da Implicância”, basta acessar a página da Implicantes no site da Benfeitoria e escolher o valor da contribuição, que pode ser recompensada com camisetas, boné, copos e pôsteres da marca.

Publicidade

Fotos: Divulgação


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dia do Orgasmo: 7 perfis do Instagram para se autoconhecer e explorar seu prazer