Arte

Iraniana recria cartas de baralho com desenhos LGBTQ+; joker é mãe amamentando

por: Redação Hypeness

Cartas de baralho são um prato cheio para a criatividade de artistas visuais de todo o mundo. Dentro da infinidade de possíveis releituras desse universo, a ilustradora iraniana Mahdieh Farhadkiaei resolveu brincar com as figuras femininas e masculinas presentes nos jogos de cartas. O resultado, além de encantador, inclui representatividade LGBTQ+ e a figura de uma mãe amamentando no lugar do joker.

Segundo a webzine “Dioniso Punk”, Mahdieh nunca frequentou aulas ou institutos de pintura digital, mas acompanha e estuda o trabalho de seus artistas favoritos, além, é claro, de praticar bastante sozinha.

– Amor, igualdade e luta: 6 filmes inspiradores para a causa LGBTQ+

Ainda de acordo com o portal, a artista de Teerã, capital do Irã, se interessa bastante por ilustrações voltadas para moda. Por isso, em seus projetos pessoais, muitas vezes ela cria designs de vestuário e busca desenhar a anatomia humana.

Na maioria das ilustrações desenvolvidas por Mahdieh no projeto de cartas de baralho, a artista escolheu representar personagens LGBTQ+. No desenho que mistura os valetes de paus e de ouros, por exemplo, os representantes dos dois naipes se beijam em meio a roupas azuis e vermelhas, cores quase complementares no círculo cromático.

– Para arrecadar doações, artistas LGBTQI+ criam camisa colaborativa que retrata rotina na pandemia

O mesmo cuidado com os significados também aparece na versão de Mahdieh para a carta que une as damas de ouros e paus. Em meio ao momento pré-beijo do desenho das duas mulheres, chama atenção os diferentes padrões de estampas nas vestes de cada uma.

– Essas tatuagens são como contos encantados e místicos sobre a natureza

Mais um aspecto de beleza e diversidade do trabalho de Mahdieh está na carta do joker ou coringa, geralmente representado pela figura de um bobo da corte em baralhos tradicionais. Na releitura feita pela iraniana, a carta — conhecida pela versatilidade e capacidade de exercer diferentes funções de acordo com o jogo escolhido — passou a ser ilustrada por uma mãe amamentando seu bebê, em gesto simbólico e poderoso.

 

Você pode encontrar estas e outras obras de Mahdieh no Instagram da artista: @mahdieh.farhadkiaei.

Publicidade

Fotos: Reprodução/Mahdieh Farhadkiaei


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
Artista subverte eurocentrismo racista com retratos incríveis de pessoas negras