Criatividade

‘Jardim no Pote’ cria ecossistemas autossustentáveis em recipientes de vidro

por: Redação Hypeness

Terrários podem se tornar verdadeiras obras de arte sustentáveis nas mãos de quem vê possibilidades criativas de decoração com plantas. Em 2013, a dupla de arquitetas Lina Cirilo e Laura Gonçales viu potencial na proposta e começou a montar miniecossistemas dentro de recipientes de vidro e, assim, nasceu o Jardim no Pote.

Criada com o intuito de projetar histórias em microambientes com um supertoque de natureza, a iniciativa teve início sem pretensão de se tornar um negócio. As sócias produziam os pequenos presentes para família e amigos até que as encomendas dos minijardins passaram a acontecer e a ganhar frequência.

– ‘Pai de planta’ com mais de 200 espécies indoor dá dicas para cultivar seu jardim

“Começamos com a proposta de que cada pessoa tinha direito a um pedacinho de verde. Afinal, moramos em microapartamentos, trabalhamos, passeamos com os cachorros, fazemos supermercado e sofremos no trânsito só para encontrar os amigos”, escrevem as fundadoras no site do Jardim no Pote.

Universos fantásticos dentro de potes e garrafas, cada criação pode levar dias, semanas ou até meses para ficar pronta. Em entrevista ao site “Bored Panda“, Lina e Laura contam sobre como é o processo de escolha dos elementos que entram nas peças.

“Isso depende. Se forem pedidos personalizados, conversamos com o cliente por dias até chegarmos ao ponto de atender todas as suas expectativas. Pintamos todas as miniaturas à mão e criamos a cena da maneira que eles pediram (dentro de nossos meios). Mas, em geral, olhamos para tudo ao nosso redor e tentamos replicar isso em nossos terrários”, explicam.

– Antes e depois: permacultura transforma quintal largado em jardim agroecológico

“Geralmente, as pessoas não pensam nas plantas como animais de estimação. Mas elas são! Elas precisam de água, de luz, de substratos e de carinho. O benefício de ter um terrário é que ele vive praticamente sozinho! É um miniecossistema autossustentável”, continuam. “Hoje em dia, nem todas as pessoas têm espaço ou tempo para cuidar de um jardim. Um terrário é uma ótima opção para quem quer ter um pouco de verde por perto, mas não tem muito tempo para se dedicar.”

“Alice No País das Maravilhas”, “Harry Potter”, “Star Wars”, “Up – Altas Aventuras”, “O Pequeno Príncipe” e diversas outras produções cinematográficas e literárias também já se tornaram inspiração para as obras de arte e jardinagem de Lina e Laura.

– Jardim medicinal gigante no interior de SP reúne mais de 300 tipos de ervas

Desde 2014, a dupla de empreendedoras abriu uma loja física na Galeria ComoAssim, em Pinheiros, na cidade de São Paulo, e, em 2015, começaram a ministrar cursos e workshops também.

Para mais informações sobre como comprar e encomendar terrários, basta acessar o site “Jardim no Pote” e seguir “@jardimnopote“, no Instagram.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fãs de corrida alugam guindastes para assistir competições durante pandemia