Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
No imaginário popular, o Brasil é o país do futebol – a realidade, no entanto, especialmente para atletas em início de carreira e na luta por um lugar ao sol no campo, se reflete de forma muito mais dura e seletiva.
E se tal dificuldade é imensa para todos, mais difícil ainda é para uma jogadora mulher que queira viver de seu talento com a bola nos pés – como é o caso de Joane Ribeiro Garcia, jogadora de Jaraguá do Sul (SC) de 23 anos, que sonha desde os 7 anos, quando começou a jogar futsal, em viver do futebol: mais do que isso, em se mudar para os EUA para jogar por uma universidade na terra do melhor futebol feminino do mundo.
“Passei por muitas dificuldades no meio esportivo, sofri muito preconceito e percebi o quanto o futebol feminino é desvalorizado no Brasil. Temos ótimas atletas, mas escassas oportunidades, pouca infraestrutura e muito preconceito”, disse Joane, explicando seu sonho de migrar para os EUA para investir em sua carreira.
Pois recentemente tal sonho se aproximou da realidade, depois que a jogadora ganhou uma bolsa para estudar – e assim, jogar – na Westcliff University, universidade em Irvine, na Califórnia. Sua bolsa não é, no entanto, integral, e para que o sonho se torne enfim real, ela precisa cobrir as aplicações necessárias, pagar a faculdade e ainda a viagem propriamente, em um custo no valor de cerca de 12 mil dólares. É aqui que a força coletiva da internet entra em cena: Joane começou uma vaquinha online para tentar reunir tal quantia e realizar seu sonho.
Os EUA são o principal país no futebol feminino mundial, e essa não é a primeira vez que Joane se aproxima de realizar seu sonho: quando tinha 15 anos ela recebeu um convite para jogar no país, mas sua situação financeira a impediu de seguir – desde o final do ano passado que a brasileira vinha tentando ser aprovada em alguma das universidades do país.
“Eu me sustento sozinha, atualmente trabalho de garçonete em um restaurante e faço freela como fotógrafa”, explica a atleta. A jovem tem de embarcar em agosto próximo, e não quer deixar a barreira econômica mais uma vez a apartar de seu sonho. “Acredito que nenhum caminho se cruza por acaso. Dessa vez estou determinada a realizar meu sonho”, ela diz.
Para acessar a vaquinha de Joane e ajuda-la a realizar seu sonho, clique aqui.
Publicidade
Todos os anos, os brasileiros doam 3,6 milhões de bolsas de sangue, o que corresponde ao índice de 1,9% de doadores...
Verdadeiras amigas podem dividir praticamente tudo na vida. Para a noiva Jess Nakrayko, isso inclui até mesmo o dia...
Sair da sombra dos preconceitos e ideias supostamente incontestáveis a respeito do autismo pode se dar das maneiras...
A aprovação no vestibular exige alguns rituais como raspar a cabeça. Aos 65 anos, o mais novo calouro da...
Todo mundo conhece alguém que precisou largar o trabalho para cuidar dos filhos. Ou, quem sabe, para dar mais...
A cidade de São Paulo tem aproximadamente 2 milhões de animais vagando abandonados pelas ruas. No Brasil são mais 30...
A quarentena provocada pelo coronavírus tem mostrado muitos reflexos de nossa sociedade que nunca havíamos para...
As revoluções tecnológicas mudaram não só a maneira com que nos comunicamos, trabalhamos, estudamos e vivemos a...
A sabedoria popular diz que os gatos possuem 7 vidas, tamanha é sua capacidade de se enfiar nos lugares mais...