Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Após 20 dias afastada para se recuperar da covid-19, a jornalista Ellen Ferreira esperava retornar ao trabalho na Rede Amazônica, afiliada da TV Globo em Roraima. Mas ao invés disso, ela foi recepcionada na emissora com o aviso de sua demissão. Embora a empresa alegue que o motivo do desligamento seja “reformulação da equipe”, ela está convencida de que sua denúncia de assédio moral e sexual contra o ex-chefe de jornalismo do canal, Edison Castro, tenha sido o verdadeiro incentivo.
Ellen Ferreira diz que foi demitida por denunciar assédio de chefe
Ellen, que chegou até a apresentar o ‘Jornal Nacional‘ em outubro do ano passado – parte de um rodízio de jornalistas do país todo feito em comemoração dos 50 anos do telejornal – disse, em entrevista para o Portal Universa do UOL, que o comportamento de Edison não era novidade para quem trabalhou com ele.
– Comentarista da CNN se demite de programa por ser interrompida por homens e desabafa
Ela afirma ter conversado com funcionários de afiliadas da Globo em Goiás, em Tocantins e no Maranhão, por onde ele também tinha passado, e diz que ouviu relatos semelhantes.
A jornalista relatou que se sentiu oprimida e humilhada por Edison diversas vezes e que precisou buscar tratamentos contra ansiedade e depressão pela convivência com o ex-chefe. Ela afirma que chegou a procurar o próprio Ali Kamel, diretor geral de jornalismo da TV Globo, para denunciar o caso que segundo ela, não teve uma resolução.
– Âncora do ‘JN’ cita feminicídio e critica fãs em fala contra contratação do goleiro Bruno
Somente no dia 29 de junho, após insistir em denúncias feitas no Ministério Público do Trabalho e no Sindicato dos Jornalistas, Edison foi desligado do cargo. Ellen afirma que achou, na época, que o problema estava resolvido, mas acabou sendo demitida. A jornalista disse que ainda não sabe se vai entrar com alguma ação na Justiça, ou mesmo com um processo contra o próprio Edison.
– Primeira repórter indígena de rede de TV desmaia após reportagem em Manaus
Ellen participou do rodízio de âncoras do ‘Jornal Nacional’
A TV Globo confirmou que Kamel recebeu as mensagens enviadas pela jornalista e afirmou que as denúncias foram enviadas ao setor de afiliadas para que fossem transmitidas à Rede Amazônica.
A emissora divulgou a seguinte nota na quinta-feira (23) à noite:
“As afiliadas da Globo comungam dos mesmos princípios editoriais mas são empresas independentes. O diretor de jornalismo da Globo, Ali Kamel, ao receber e-mail da jornalista Ellen Ferreira, entrou imediatamente em contato com o setor de afiliadas para que a queixa fosse transmitida à Rede Amazônica. A Globo reitera que o respeito é um valor fundamental do seu Código de Ética. A empresa repudia qualquer tipo de assédio ou preconceito, que não são tolerados no ambiente de trabalho em nenhuma hipótese. Os esclarecimentos sobre o que ocorreu depois devem ser dados pela afiliada“. Já a Rede Amazônica ainda não se posicionou sobre o caso.
Publicidade
Uma mulher foi demitida por justa causa por elogiar Hitler e se declarar a favor do genocídio de pessoas pretas e de...
Depois de décadas de descuidos e falta de manutenção, desabamentos após sofrer um incêndio nos anos 1990 e ter boa...
Quando o Uber chegou ao Brasil e aconteceu toda aquela revolta dos taxistas, o aplicativo oferecia os melhores valores...
A vice-diretora do Museu Nacional, Cristiana Serejo, acaba de dar esperanças acerca da possibilidade de sobrevivência...
Um avião da Gol que se aproximava do pouso no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, precisou arremeter...
"Eu nunca vou esquecer dois dias. Quando fui buscar minha certidão de nascimento com a retificação de prenome civil...
A médica Dieynne Saugo, picada por uma jararaca enquanto aproveitava uma cachoeira, afirmou que está 100% recuperada...
Convidado do programa Roda Viva desta segunda-feira (22), o professor, jurista e filósofo Silvio Almeida defendeu a...
O Reino Unido é mais um país a anunciar a legalização do uso da maconha para fins medicinais. A expectativa agora...