Inspiração

Ligação entre falafel e acarajé é tema de episódio de série da Amazon

por: Redação Hypeness

Talvez seja estranho pensar, em um primeiro momento, que o falafel e o acarajé tenham algo a ver. Mas basta olhar para a história do Brasil para ver que o prato árabe e a tradicional iguaria baiana podem sim ter algo em comum. A ligação gastronômica é um dos temas de A História da Alimentação no Brasil‘, série documental disponível no Amazon Prime Video e baseada no livro de Luís da Câmara Cascudo. 

8 comidas com origens diferentes daquelas que você imaginava

Conhecida por fazer um dos melhores acarajés do Rio de Janeiro, Nega Teresa é uma das entrevistadas do projeto. Ela conta que os escravos muçulmanos que foram trazidos ao Brasil não conseguiam encontrar o grão de bico, matéria prima para fazer o prato. No lugar dele, passaram a adaptar a massa com feijão. 

Nega Teresa em sua banca de acarajé, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Bristol, na Inglaterra é nomeada ‘melhor destino gastronômico do mundo’; veja o que comer por lá

Não se sabe exatamente como o falafel surgiu, mas sua origem remete ao Egito e, de lá, se espalhou pelo Oriente Médio, onde se tornou um prato popular. De acordo com Eugenio Puppo, diretor da série, não é possível confirmar que o acarajé seja mesmo uma adaptação da gastronomia árabe, mas as chances existem. 

Digaê, rei! 10 lugares que representam muito bem a cultura baiana em São Paulo

É muito difícil afirmar com certeza absoluta a origem de um prato ou costume alimentar, pois essa seria uma visão muito estanque e fixa do processo de interação entre culturas”, explicou o diretor, em entrevista à Agência de Notícias Brasil-Árabe (ANBA). “Existem algumas pessoas dedicadas ao estudo da alimentação que afirmam que o acarajé se trata de uma adaptação do falafel, que, com a vinda de africanos da região setentrional do continente ou pela influência desses povos na cultura portuguesa, substituiu o grão de bico pelo feijão fradinho.

Publicidade

Foto 1: Facebook/Acarajé da Nega Teresa  / Vídeo: YouTube


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Paulo Vieira transforma ‘recebido’ por engano em comida grátis para quem vive na rua