Ciência

Lua é pelo menos 85 milhões de anos mais jovem do que se pensava, diz estudo

por: Vitor Paiva

Símbolo dos mistérios e das sombras terrenas, a Lua é, ela mesma, também misteriosa para nós – a começar pela sua idade. Descobertas recentes revelam que o satélite da Terra é, na verdade, um tanto mais jovem do que antes pensávamos – mais precisamente 85 milhões de anos a menos.

E não para por aí: o estudo realizado por pesquisadores do Centro Aeroespacial da Alemanha descobriram que, além de esconder a idade a lua também possui um passado um tanto singular: ela um dia teve um furioso e ardente oceano de magma de 1000 km de profundidade.

© Pexels

Para tais descobertas, os cientistas remontaram a própria formação da Lua, quando um protoplaneta, de tamanho semelhante a Marte, se colidiu com a Terra – dos escombros da colisão, um dos corpos cósmicos se tornou a Lua.

Antes se estimava que tal sequência teria acontecido há cerca de 4,51 bilhões de anos, mas novos cálculos chegaram a uma nova e mais precisa data, com essa nada discreta diferença de 85 milhões de anos: a Lua em verdade teria se formado há 4,425 bilhões de anos.

Representação da colisão que teria formado a lua © Wikimedia Commons

A conta foi atualizada a partir da descoberta do tal oceano de magma lunar, analisando sua composição e calculando a formação dos minerais formados a partir da solidificação do magma esfriado.

“Ao comparar a composição média das rochas da Lua com a composição prevista do oceano de magma a partir do nosso modelo, conseguimos rastrear a evolução do oceano de volta ao seu ponto de partida, no momento em que a Lua foi formada”, afirmou Sabrina Schwinger, pesquisadora do Centro Aeroespacial da Alemanha e autora da pesquisa.

Representação do oceano de magma na lua © NASA

A novidade foi publicada em artigo científico na revista Science Advances.

© Pixabay

Publicidade

© fotos: créditos


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Dormir bem diminui risco de problemas cardíacos em até 42%, aponta estudo