Viagem

Mapa colorido aponta quais os restaurantes mais antigos em cada continente

Vitor Paiva - 31/07/2020 | Atualizada em - 03/08/2020

A cultura de um povo, de um país, de um continente ou mesmo de toda a humanidade pode ser contada através dos mais diversos focos: a arte, a política, a arquitetura, até mesmo a gastronomia – os cardápios, ingredientes, o que se come e o que se comia são também profundos registros históricos. E podemos ir ainda mais longe: a história dos restaurantes é também a história de uma cultura, e por isso é tão interessante o infográfico desenvolvido pela NetCredit para determinar os mais antigos restaurantes em atividade de quase todos os países do mundo – muitos deles de quando o termo “restaurante” sequer existia, e alguns de quando o Brasil enquanto nação ainda não havia sido determinado.

Os infográficos são divididos essencialmente por continentes, ainda que ocorram algumas subdivisões. Como era de esperar e por motivos históricos, Europa e Ásia sustentam os mais antigos restaurantes funcionando no planeta – nas Américas o título fica com a White House Tavern, restaurante funcionando nos EUA desde 1673.

América do Norte

Na América do Sul o campeão é o colombiano La Puerta Falsa, inaugurado em 1816, cerca de 66 anos antes do mais antigo do Brasil, o Restaurante Leite, inaugurado na capital pernambucana do Recife em 1882. No continente africano o mais antigo restaurante em atividade é o El M’Rabet, na Tunísia, servindo cordeiro desde 1630.

América do Sul

Detalhe do restaurante Leite, o mais antigo do Brasil

E assim seguem os infográficos: na região do Oriente Médio e da Ásia central o mais antigo estabelecimento é o Asci Bacaksiz, na Turquia, aberto em 1840; na Itália o La Campana serve maravilhas da culinária local desde 1518, mas espanta reparar que diversos dos mais antigos restaurantes europeus foram inaugurados antes da viagem dos portugueses ao novo mundo – ao encontro do que se tornaria o Brasil, como por exemplo o Wurtskuchl, da Alemanha, fundado em 1146, o The Sheep Heid Inn, fundado na Escócia em 1360, o La Couronne, mais antigo da França, de 1345, ou The Brazen Head, irlandês de 1198.

Oriente Médio e Ásia Central

África

Resto da Ásia e Oceania

E por mais que impressione que o Ma Yu Ching’s Bucket Chicken House, na China, também esteja aberto desde 1153, o título de mais antigo restaurante em funcionamento do mundo fica mesmo – e com larga vantagem – com o St. Peter Stiftskulinarium, localizado em Strauzburg, na Áustria, e inaugurado no ano de 803. Para se ter uma ideia da idade e da importância do restaurante aberto a nada menos que cerca de 1217 anos, a lenda diz que Cristovão Colombo já jantou em uma de suas mesas – e quando o compositor Wolfgang Amadeus Mozart, também natural de Strauzburg, começou a frequentar o St. Peter Stiftskulinarium, o estabelecimento já tinha mais de 900 anos de atividades.

Europa

O salão do St. Peter Stiftskulinarium, o mais antigo restaurante do mundo

Para a lista completa de restaurantes e fontes da pesquisa, acesse o site da NetCredit aqui.

Publicidade

© fotos: NetCredit/divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Depois de uma vida sonhando ser astronauta ela se tornará a pessoa mais velha a viajar ao espaço