Criatividade

Máscara e óculos embaçados: uso correto, novos modelos e truques que podem resolver

por: Yuri Ferreira

A utilização de máscara de proteção agora é obrigatória em espaços com circulação de público. Por mais que muita gente não goste, essa é a nossa única proteção contra o novo coronavírus quando precisamos sair de casa. Mas muita gente que usa óculos tem dificuldade de ficar de máscara porque o equipamento de proteção acaba embaçando as lentes do acessório ótico. Por isso, a gente vai te dar algumas dicas para conseguir se proteger da covid-19 e continuar enxergando.

Óculos embaçados podem ser uma dificuldade grande para se proteger durante a pandemia de coronavírus

Para se ter uma ideia, o ENEM 2020 vai exigir uso obrigatório de máscaras de proteção. Quem vai fazer a prova e usa óculos vai ter que passar no mínimo 2h30 com o EPI e, se não tiver os truques certos para proteger as lentes, não vai conseguir nem ler a própria redação. Por isso, vale utilizar esses macetes para poder enxergar enquanto se protege da covid-19.

Antes de tudo, verifique o tamanho de sua máscara

Se seu óculos está embaçando muito rapidamente quando você está de máscara, talvez o equipamento de proteção não seja o mais adequado para você. Justamente por cada pessoa tem uma largura de seu rosto, diferentes tamanhos de máscaras podem, em primeiro lugar, te proteger menos, e, em segundo lugar, embaçar mais os seus óculos. Por isso, procure equipamentos de proteção que se adequem precisamente ao tamanho do seu rosto.

– Inspirações para você costurar sua própria máscara em tempos de coronavírus

Papel na parte superior da máscara

Essa aqui é a dica mais simples: colocar uma papelzinho na parte superior da máscara de pano, entre o nariz e os olhos, é um jeito simples de evitar que o vapor d’água – responsável pelo embaçamento das lentes – suba para a região dos olhos e dificulte a visão. Para isso, o processo é bem simples: dobre um guardanapo ou um papel toalha em três e posicione eles direitinho na hora de colocar a máscara. Assim, o papel irá reter o vapor e você vai poder usar os óculos tranquilo.

Dá uma olhada em tutorial que viralizou no TikTok e pode te ajudar a entender como fazer esse macete para não embaçar os óculos com máscara:

@doctor_ericKeep your glasses from fogging up! ##covid19 ##foggyglasses ##blurry♬ Them Changes – Thundercat

Dobras de metal

Máscaras para profissionais de saúde costumam vir com uma parte de metal que ajuda a proximidade entre a máscara e o rosto da pessoa. Esses adicionais na máscara podem ser uma boa alternativa para não embaçar os óculos enquanto se protege. Com essa apetrecho de metal – que pode ser comprada a parte e colocada em máscaras caseiras -, você pode moldar a máscara ao seu nariz e impedir que o vapor de água vaze pela parte de cima dos olhos e, assim, reduzindo a capacidade dos óculos ficarem embaçados.

– Harvard desenvolve máscara que brilha se você tem coronavírus; entenda

Prefira máscaras com esse dispositivo de metal acoplado; dessa maneira, o vapor não vaza para os olhos

Produtos de limpeza

Existem alguns produtos de limpeza que podem agir na sua lente para reduzir o embaçamento dos óculos. O primeiro deles é água e sabão. Lavar as lentes dos óculos com água e sabão – assim como as mão – pode ser uma alternativa eficiente. Por mais que ela não dure por 4 horas, como para quem vai fazer o ENEM, essa proteção é eficaz por menos tempo.

Outras empresas estão vendendo uma flanela que, após ser passada em lentes limpas, pode proteger os óculos de embaçamento por até 36 horas. Esses produtos podem ser encontrados na internet por pelo menos 45 reais, por isso, é mais barato utilizar máscaras com proteção ou fazer o esquema do papelzinho, não acha?

 

Publicidade

Fotos: © Getty Images


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Confeiteiros criam bolos com paisagens marítimas que são verdadeiras obras de arte