Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A atriz Mel Lisboa criou uma polêmica na internet. Ela expôs uma conversa de Whatsapp em que aparece criticando a professora de um de suas filhos. Conforme visto nas mensagens, a educadora acabou se referindo ao conjunto de pais como ‘mamães’. Mel viu machismo no comportamento da docente, e pediu que ela se retratasse, usando o termo ‘papais’ também. Após uma tempestade de críticas na internet, Lisboa apagou a publicação e pediu desculpas em seu Instagram.
– Professor caminha mais de 8 Km por dia para entregar almoços gratuitos para alunos
Mel Lisboa está em ‘Coisa Mais Linda’, produção da Netflix que aborda questões raciais no Brasil
Boa parte das críticas a postura da atriz não se refere à crítica dela: que é válida e importante. Ao excluir os homens do diálogo entre pais e mestres, muitas vezes se estigmatiza ainda mais a paternidade e se reforçam estruturas machistas. Em contrapartida, a postura de Mel foi bastante criticada pela maneira ríspida com que se comportou com a professora e, posteriormente, por expôr essa conversa nas redes sociais, o que foi completamente desnecessário e vexatório com a profissional.
– Filho interrompe aula online do pai professor para mostrar dente de leite que caiu
Você pode ver a conferir a conversa nesse tweet:
Mel Lisboa em uma demonstração de pura arrogância! Exaustivo é ser professor nesse nosso país ridículo que não valoriza quem leva o conhecimento até as pessoas, exaustivo é ter que aguentar isso! E ainda coloca nas redes socias como se fosse uma atitude bonita! Ah vai a merda! pic.twitter.com/RiZbW0gNwx
— Paola Kyui (@kyui_paola) July 2, 2020
Ao invés de discutir a posição em conversa privada, a atriz apelou para a web. Os internautas criticaram bastante Mel pelo seu posicionamento:
A crítica que a Mel Lisboa tentou fazer é importante? Sim, ainda mais em tempos de quarentena que mulheres seguem sendo responsabilizadas pelo cuidado e homens são tirados dessa função. Era necessário expor? Não. E apontamento podia ser de outra forma considerando a hierarquia.
— Stephanie Ribeiro ? (@RibSte) July 2, 2020
Um dos principais debates recaiu sobre a saúde mental dos professores. Segundo dados de 2018 da revista Nova Escola, a questão é grave: a ansiedade acomete mais de 68% dos educadores, 39% tem insônia e 28% deles afirmaram que tem ou já tiveram de depressão.
– Maternidade na Quarentena: 12 mães falam sobre as alegrias e os desafios do momento
Essas questões, certamente, se agravam no difícil período da quarentena; um artigo da Theravive, empresa americana de psicologia, reitera que, além disso, tudo, o professor acaba cumprindo o papel de “terapeuta” de seus alunos, agindo como um segundo apoio emocional, aumentando ainda mais a carga psicológica nesse tipo de profissional. Expor alguém na internet não ajuda muito nessa situação.
Se Mel estava certa em sua critica à fala com tons machistas da professora, por outro, foi insensível e pouco empática com uma professora. Não pegou bem não. Aí, ela pediu desculpas:
Agora vai lá Mel Lisboa e posta o pedido de desculpas também, tá ficando ridículo esse feminismo idiota que vocês estão criando só pra fazer pessoas como essa professora se sentirem péssimas quando já estão sobrecarregadas de trabalho pic.twitter.com/28jZ5zTYXY
— ⟭⟬ ge ⟬⟭ ⁷ (@ge_afbf) July 2, 2020
Publicidade
Isabella Barboza é uma jovem negra de 24 anos. A estudante de jornalismo trabalha como assistente administrativa do...
Um debate sobre o conceito de masculinidade tomou a sociedade da China nas últimas semanas. Afinal, o que é...
Há mais de dez anos a premiada fotógrafa americana Tara Todras-Whitehill decidiu encarar de frente um assunto que era...
Monja Coen é, talvez, o principal nome do budismo em terras tupiniquins há uns bons anos. A sacerdotisa da filosofia...
O machismo...ele não tem limites. Desta vez uma ‘ação de marketing’ de uma cervejaria polonesa reforça a...
Sandra Parks, de 13 anos, ganhou notoriedade por uma redação criticando o “estado de caos” vivido pelo mundo. O...
Carrie Fisher foi muito além de uma atriz maravilhosa que deu vida à uma personagem memorável nas telonas, ela foi...
Lidiane Biezok, 45 anos, protagonizou um ataque homofóbico, na última sexta-feira (20), em uma padaria em São Paulo,...
A jovem Karis Wilson tinha um dia normal de aula no ensino médio de sua escola pública em Kamloops, Columbia...