Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
A influenciadora Luisa Nunes Brasil está sendo investigada pelo Ministério Público de São Paulo após suas declarações sobre o racismo, consideradas extremamente preconceituosas por parte do movimento negro. Em vídeo comentando as manifestações do Black Lives Matter, Nunes reforçou estereótipos que criminalizam a população negra e reforçam a política de segurança pública que culmina no genocídio do povo preto.
Nunes chegou a afirmar que o racismo era “algo natural, um instinto de defesa” e que sempre existiria “enquanto a maioria dos crimes for causada pela população negra”. Isso tudo apenas 9 dias após o brutal assassinato de George Floyd, em Minneapolis, EUA, que levantou a onda de protestos que persiste até hoje no país.
– Influencer humilha empregada doméstica em exemplo prático de racismo; veja vídeo
Influenciadora digital fez declarações racistas e se defendeu dizendo que estava sendo mal interpretada
Em um momento do vídeo, ela chegou a afirmar que “se você está num parque à noite, escuro, e você vê uma pessoa andando e essa pessoa é negra e ela tem os trejeitos de uma pessoa que parece ser um criminoso você vai ficar com mais medo do que se você visse uma pessoa branca de terno e gravata. Isso é natural do ser humano”, reforçando estereótipos completamente racistas para seu público de mais de 50 mil seguidores.
Após as declarações, advogados e ativistas se uniram para abrir uma representação no Ministério Público contra a influenciadora, que agora está sendo investigada. Ela terá de prestar depoimento e seus dados estão sendo levantados em cartório.
– Mulher joga fora talheres usados por empregada doméstica e a demite por usar o banheiro
“Os danos sociais são quando a pessoa provoca algo que atinge a sociedade como um todo ou uma parte relevante. No momento em que essa moça faz essas colocações em relação as pessoas negras, ela está afetando, no mínimo, 50% da população brasileira”, explicou Nauê Bernardo, um dos advogados que assinou a representação contra a influenciadora ao Jornal de Brasília.
“Ela fala que está baseada em dados, mas em momento algum apresenta qualquer pesquisa que dê embasamento a opinião dela, e ainda que ela traga alguma coisa, é errado, pois ela não pode categorizar pessoas negras simplesmente por achar que essas pessoas estão associadas ao crime”, completou.
Confira o vídeo que fez com que a influenciadora fosse processada:
A Luísa Nunes Brasil, decidiu falar sobre o #BlackLivesMatter em seu Stories do Instagram para um público de 50 mil pessoas que o racismo é algo NATURAL do ser humano porque pessoas negras são as que mais cometem crimes.
Esses são alguns dos Stories dela. Vejam o absurdo. pic.twitter.com/H7WndQI3rj
— Leví Kaique Ferreira (@LeviKaique) June 4, 2020
Após o caso, Nunes apagou suas redes sociais, mas logo reativou sua conta para cerca de 58 mil seguidores. Agora, de maneira privada. Em um e-book publicado no início do mês, a influenciadora afirmou que não se arrepende dos comentários, mas que foi mal interpretada:
– Mulher que manteve idosa em situação análoga à escravidão sabia o que estava fazendo
“A minha opinião, manifestada naquele dia, não mudou: O nosso pré-julgamento ou preconceito de alguma coisa ou pessoa é algo natural, e isso, é na verdade, exatamente o que os movimentos legítimos contra o racismo buscam explicar e combater. Não é natural no sentido de ser desejável [nem aceitável!] e, muito menos no sentido de já nascermos com ele. [O óbvio também precisa ser dito]. É natural no sentido de acontecer sem intenção. Pensar que o racismo é sempre intencional é infantilidade. Pensar que o racismo deve ser aceito é um absurdo, além de ser um crime. Mas o fato é que ele existe“, registra o livro.
Publicidade
Uma jovem de 17 anos foi internada após beber 12 latas de energético. O relato foi feito no TikTok da adolescente,...
O desperdício dá lugar à solidariedade. Restaurantes e estabelecimentos comerciais estão autorizados a doarem...
A escritora estadunidense Brittany Tarkington fez uma postagem no Facebook que acabou viralizando. Enquanto falava...
Ana Maria Braga levanta a manhã dos brasileiros com o seu "Mais Você", programa matinal da TV Globo. A apresentadora...
“Fazer piada da história e sofrimento de alguém não tem a menor graça, não é mesmo?”. Com esse...
As modelos Diana Sirokai e Callie Thorpe, de Londres, na Inglaterra, resolveram postar fotos suas com e sem Photoshop...
Rosamund Pike, indicada em 2015 ao Oscar de Melhor Atriz pela atuação em Garota Exemplar, fez uma revelação sobre...
A Justiça de São Paulo determinou que, decreto emitido pelo governador João Doria (PSDB) que revogava a gratuidade...
Um adolescente de 18 anos foi levado ao hospital às pressas após ser ferido por uma cobra píton enquanto estava...