Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Um campo de futebol em Valinhos, no interior de São Paulo, deu lugar a uma horta mandala com mil metros quadrados totalmente dedicados ao plantio de alimentos orgânicos. Desenvolvida a partir do auxílio voluntário de uma equipe técnica multidisciplinar, a plantação alimenta as 1,1 mil famílias que moram no Acampamento Marielle Vive, do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
Com mais de 30 espécies de hortaliças cultivadas sem a utilização de agrotóxicos, o solo do local precisou ser revolvido para se soltar após tanto tempo sendo batido por pés, mas não foi arado como o usual. Depois de todo o tratamento, a terra foi adubada e pôde receber a plantação — que está sendo muito bem adaptada ao cotidiano e hábitos dos moradores.
– São Paulo ganha escola de hortas para pessoas em situação de rua
Mais de 30 espécies de hortaliças são plantadas na horta orgânica do Acampamento Marielle Vive
“Foi a horta mais linda que já vi em 40 anos”, conta, em entrevista ao site “Universo da Floresta”, o engenheiro agrônomo Edson Hiroshi, um dos pioneiros em horta orgânica no Brasil e coordenador da equipe técnica que participou da execução da iniciativa.
– Ocupação do MST ganha prêmio por recuperação da Mata Atlântica
Ainda segundo informações da plataforma “Universo da Floresta” — entidade que promoveu o financiamento coletivo responsável por arrecadar a verba necessária para a ação —, a execução do projeto foi feita pelos próprios integrantes do Acampamento, que seguiram as recomendações da equipe técnica.
Além de todos os benefícios de saúde, sustentabilidade e qualidade de vida promovidos pelo plantio dos alimentos orgânicos, a horta não ocupou todo o campo de futebol, deixando ainda uma parte dedicada ao lazer.
A horta não ocupou todo o antigo campo de futebol e ainda permite a prática de esportes no local
– 10 maneiras práticas para encontrar alimentos orgânicos e revolucionar seus hábitos
Os alimentos colhidos são utilizados para abastecer a cozinha do Acampamento, e o excedente é distribuído para outros assentamentos do MST, outras instituições da região e até para hospitais de Valinhos.
É possível ouvir depoimentos de moradores do Acampamento Marielle Vive sobre a horta orgânica no vídeo gravado pelo Universo da Floresta, linkado logo abaixo.
Publicidade
Olhando para os olhos do pescador Wayan Nyo e as rugas em seu rosto, você pode dizer quase imediatamente que ele tem...
Dois metros e 30 quilos: essas eram as medidas do jacaré coroa encontrado na praia de Jaguaripe, na capital da Bahia,...
Um problema surpreendente está afetando de maneira drástica a agricultura e, consequentemente, a economia...
Anil e Pamela Malhotra se conheceram nos anos 60 em Nova Jersey, nos Estados Unidos. Pouco tempo depois, já estavam...
De um lado, muitos cachorrinhos por aí ainda esperam por adoção. De outro, há cada vez mais pessoas buscando um...
Uma onça-parda foi registrada em uma área florestal em Maricá, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. O grande...
Quando trabalhava como administrador, diante do atraso de um motoboy para coletar e entregar documentos importantes,...
Imagina se fosse possível obter energia, internet e água potável através de um único produto? Esta é a proposta...
Durante a tarde dessa segunda-feira (16), uma frente fria se instalará na região Centro-Sul do Brasil e promessa para...