Sustentabilidade

MST transforma campo de futebol em horta orgânica para mil famílias do Acampamento Marielle Vive

por: Redação Hypeness

Um campo de futebol em Valinhos, no interior de São Paulo, deu lugar a uma horta mandala com mil metros quadrados totalmente dedicados ao plantio de alimentos orgânicos. Desenvolvida a partir do auxílio voluntário de uma equipe técnica multidisciplinar, a plantação alimenta as 1,1 mil famílias que moram no Acampamento Marielle Vive, do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).

Com mais de 30 espécies de hortaliças cultivadas sem a utilização de agrotóxicos, o solo do local precisou ser revolvido para se soltar após tanto tempo sendo batido por pés, mas não foi arado como o usual. Depois de todo o tratamento, a terra foi adubada e pôde receber a plantação — que está sendo muito bem adaptada ao cotidiano e hábitos dos moradores.

– São Paulo ganha escola de hortas para pessoas em situação de rua

Mais de 30 espécies de hortaliças são plantadas na horta orgânica do Acampamento Marielle Vive

“Foi a horta mais linda que já vi em 40 anos”, conta, em entrevista ao site “Universo da Floresta”, o engenheiro agrônomo Edson Hiroshi, um dos pioneiros em horta orgânica no Brasil e coordenador da equipe técnica que participou da execução da iniciativa.

– Ocupação do MST ganha prêmio por recuperação da Mata Atlântica

Ainda segundo informações da plataforma “Universo da Floresta” — entidade que promoveu o financiamento coletivo responsável por arrecadar a verba necessária para a ação —, a execução do projeto foi feita pelos próprios integrantes do Acampamento, que seguiram as recomendações da equipe técnica.

Além de todos os benefícios de saúde, sustentabilidade e qualidade de vida promovidos pelo plantio dos alimentos orgânicos, a horta não ocupou todo o campo de futebol, deixando ainda uma parte dedicada ao lazer.

A horta não ocupou todo o antigo campo de futebol e ainda permite a prática de esportes no local

– 10 maneiras práticas para encontrar alimentos orgânicos e revolucionar seus hábitos

Os alimentos colhidos são utilizados para abastecer a cozinha do Acampamento, e o excedente é distribuído para outros assentamentos do MST, outras instituições da região e até para hospitais de Valinhos.

É possível ouvir depoimentos de moradores do Acampamento Marielle Vive sobre a horta orgânica no vídeo gravado pelo Universo da Floresta, linkado logo abaixo.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O guia para você escolher e preparar os alimentos com segurança na era do coronavírus